Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Saúde

Utensílios plásticos: Materiais de Laboratório

38views
      • Generalidades de utensilios plásticos Opacos ou transparentes, possuindo um bom isolamento eléctrico. São flexíveis, não sendo atacados pela maioria dos ácidos e bases minerais. Não suportam grandes temperaturas.

        Tipos de plástico

        Poliestireno

        Temperatura máxima de operação: 70 °C. Tem dimensões estáveis, embora seja algo frágil. Não é atacado por flfluoretos. Não resiste à maior parte dos solventes orgânicos.

        Polietileno:

        Temperatura máxima de operação:115°C. É flexível e quimicamente inerte para o HF e flfluoretos, bem como a soluções alcalinas. Não resiste à maioria dos solventes orgânicos.

        Teflflon

        Temperatura máxima de trabalho: 310°C. Quimicamente inerte a todos os reagentes mesmo a quente. É atacado por metais alcalinos em fusão, por trifluoretos de cloro e flúor a temperaturas elevadas e altas pressões.

        Utensílios Plásticos

        1.Esguicho ou pesseta com bico reto e curvo –Usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.

      • 2.Funil plástico  –Utilizado em filtrações simples, com o auxílio de um papel de filtro, e transferir líquidos de um recipiente para outro.

        3.Placa de petri  –Usa-se para desenvolver meios de cultura bacteriológicos e para realizar reacções em escala reduzida.

      • 4.Frasco colector –Serve para colectar amostras.

      • 6.  Tubo de ensaio -Utilizado para realização de reações químicas em pequena escala, principalmente testes qualitativos. Não Podem ser aquecidos sobre a chama do Bico de Busen ou outros equipamentos de aquecimento em altas temperaturas. A transparência permite a perfeita observação dos fenômenos que ocorrem.
      • 7. Pinça Plástica-É utilizada na manipulação de objectos e no processo de catação

        8.Becker ou copo de precipitação-Utilizado para dissolver substâncias, preparar soluções e reações.

    • 9.Proveta ou cilindro graduado de polipropileno –Serve para medir e transferir volumes variáveis de líquidos.Não pode ser aquecida.
      •  
        • 9.Bastão ou vareta plástica –utilizado para agitação de soluções, na dissolução de sólidos, no auxílio para transferência de líquidos de um recipiente para outro, etc.

          10.Dessecador –É utilizado para guardar substâncias em ambientes com baixo teor de humidade.

          11.Espátula plástica –usada para transferir substâncias sólidas, especialmente em pesagens. Pode ser fabricada em aço inoxidável, porcelana e plástico.

          12.Erlenmeyer plástico-Devido ao seu gargalo estreito, é utilizado para dissolver substâncias, agitar soluções e aquecer líquidos 

          13.Pipeta graduada plástica e de pasteur –serve para medir e transferir volumes variáveis de líquidos ou soluções, sem muita precisão, possuindo uma escala.

        • 14.Tubo para centrifuga de fundo redondo e cónicos –Usado no processo de decantação de misturas usando a centrifugação.

        • 15.Tubos Suporte plástico para tubo –É usado para suporte de tubos de ensaio.

Leave a Response