Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Geografia

Universo:Universo:Importância do estudo do Universo

163views

O Universo

O universo é o conjunto de astros e de diferentes formas de energia existentes no espaço cósmico.

Os astros do Universo são: galáxias, nebulosas, estrelas, planetas, satélites, planetoides e meteoros.

Galáxias

As galáxias são um amplo conjunto de estrelas, gases e outras matérias que giram em torno de um núcleo central. São considerados elementos básicos da massa do Universo. A Via Láctea é a nossa galáxia. Estrelas

As estrelas

São corpos gasosos e possuem uma luz própria. O Sol, que ilumina a Terra, é uma estrela.

Nebulosas

As nebulosas são astros constituídos por gases e poeiras cósmicos,

Planetas

Os planetas são astros iluminados que giram em torno do Sol, descrevendo uma órbita eliptica pouco alongada. A Terra é o nosso planeta.

Conhecem-se oito (8) planetas. Segundo a aproximação dos planetas em relação ao Sol, temos Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar, desde então, passou a ser classificado como um planeta anão.

Os mais próximos, caso de Mercúrio, são mais quentes e os mais afastados são os mais frios.

A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 000 000 km. A Terra é o unico planeta com  vida  e com outros recursos que  possibilitam a sobrevivencia do homem.

Satelites

São astros iluminados que giram em torno dos planetas . Lua é um satelite que gira  a volta da terra.

Cometas
Os cometas são corpos celestes de núcleo brilhante e cauda nebulosa e alongada. O cometa mais conhecido é o Halley, visto pela última vez em 1986.

Meteoritos
São pequenas partículas que, atraidas pela Terra, penetram na atmosfera e, devido ao atrito, tornam-se incandescentes, por isso, designam-se estrelas cadentes ou meteoros.
Quando o seu tamanho é muito grande podem alcançar a Superficie da Terra, constituindo amostras de materiais extraterres tres a que o Homem tem acesso.

Importância do estudo do Universo

O estudo do Universo permite uma melhor compreensão dos fenómenos observáveis a partir da superficie da Terra, como de exemplo o brilho das estrelas no céu, as diversas fases da Lua, o eclipses solares e lunares, bem como as viagens espaciais que são feitas pelos astronautas. O Eclipse da Lua observa-se quando a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol.

Referência bibliográfica

NHAMBIRE, E. Elisa. Geografia 8.ª Classe . 2ª edição. Texto editores, Lda, 2008, p.127.

Leave a Response