
Estar em um relacionamento pode trazer muitas transformações para a vida de um casal, uma delas é a alimentação – principalmente se vocês moram juntos. Jantar com bebidas alcoólicas, lanches, pizzas e sobremesas, por exemplo, costumam fazer parte dessa nova rotina. Por isso, é tão importante cuidar da saúde. E treinar em casal pode ser uma ótima maneira de continuar saudável.
De acordo com a nutricionista Tatiane Schallitz, da equipe Nutrindo Ideais, a perda de peso pode ser potencializada com a ajuda do parceiro.
Benefícios de treinar em casal
A nutricionista Tatiane Schallitz listou as principais vantagens de treinar em casal. Confira:
- Motivação: ajuda a criar uma rede de apoio mútuo dentro de casa. Pois quando um precisar de suporte, em dias mais difíceis, o parceiro irá lembrar os motivos que os levaram a começar e todos os benefícios de se manter nesse caminho;
- Ambiente: quando o casal embarca junto numa vida saudável, a chance de ter “tentações”, por parte de um dos dois, diminui, além das compras para casa serem voltadas ao mesmo fim. O ambiente de um casal que visa uma rotina saudável favorece a manutenção de um estilo de vida saudável;
- Organização/Praticidade: facilidade para organizar as compras e preparações para planejar as refeições. Além disso, é muito mais fácil planejar as refeições à dois, do que cozinhar ou comprar alimentos de forma separada;
- Criação de uma rotina saudável para a família: os novos hábitos do casal se tornam um novo e melhor costume para a casa de maneira geral, beneficiando os filhos, que acabam por ser estimulados com os bons hábitos.
Liberação de endorfinas
Segundo o Dr. Higor Caldato, psiquiatra e sócio da clínica Nutrindo, os casais podem tentar conciliar para realizarem as refeições e a prática de exercício físico juntos.
“Enquanto as endorfinas são liberadas quando você se exercita sozinho ou em dupla, mais endorfinas serão liberadas quando você estiver com um parceiro, você tende a sorrir mais, o que é uma atividade de liberação de endorfina por si só. Essa elevação de humor não é apenas boa para o seu nível de condicionamento físico, mas também tem um impacto positivo e de longo prazo em seu relacionamento com seu parceiro fora da academia. Ser feliz junto mantém o casal unido”, completa.
Melhores exercícios para treinar em casal
O personal trainer Matheus Vianna, criador do método “treinando sem dor”, listou os melhores movimentos para fazer em dupla. Assim, você e seu par queimam muitas calorias e reforçam o vínculo.
- Iniciantes: 2 circuitos com 12 repetições de cada exercício.
- Intermediários: 3 circuitos com 15 repetições de cada exercício.
- Avançados: 3 circuitos com 20 repetições de cada exercício e menos tempo de descanso.
- Intervalo de descanso: Para iniciantes de 30 segundos a 1 min, dependendo do condicionamento de cada um. Intermediários e avançados, menos tempo possível – respeitando sempre os limites do seu corpo.
Em cada circuito, façam uma série do exercício, trocando de lugar antes de seguir para o seguinte.
Melhores exercícios para treinar em casal: prancha tocando as mãos
- De frente um para o outro, façam uma prancha com os braços estendidos;
- Em seguida, tirem a mão direita do solo e batendo palma à frente;
- Façam o mesmo para o outro lado em repetição.
Melhores exercícios para treinar em casal: prancha com burpee
- Enquanto o seu parceiro fica numa posição de prancha, você fica em pé ao lado dele;
- Salte sobre as pernas dele e faça um burpee. Ou seja, apoie as mãos no solo, forme uma prancha e encoste o peitoral no solo;
- Por fim, levante-se e salte de novo.
Leia também: leiaeaprenda.com/qual-o-melhor-horario-para-treinar-estudo-parece-ter-descoberto
Corrida parada
Tempo de execução: 10 segundos para a pressão arterial não subir demais.
Leg press
- Deite-se de barriga para cima com as pernas para o alto. Depois, apoie os pés no peitoral do seu parceiro, que deve manter o corpo inclinado;
- Flexione os joelhos o máximo que conseguir. Se quiser dificultar, quem estiver em pé pode fazer força contrária ao movimento das pernas, ficando mais pesado.
Agachamento de mãos dadas
- Com as pernas afastadas na largura dos ombros, segure as mãos do seu parceiro, cruzando os braços;
- Deixem o corpo cair um pouco para trás e agache com os braços estendidos.
Agachamento
- Fiquem de frente um para o outro e agachem;
- Assim, enquanto um estiver executando o exercício, o outro está em isometria na posição de agachamento;
- Ao fim do ciclo de repetições do parceiro, o outro deverá ficar na posição enquanto o parceiro executa a tarefa.
Ponte e tríceps
- Enquanto você deita no chão e eleva o quadril, seu parceiro, de costas, apóia as mãos nos seus joelhos, com os dedos direcionados para seu corpo;
- Em seguida, ele deve flexionar os cotovelos até formar um ângulo de 90°, levando o bumbum em direção aos seus pés. As costas dele devem ficar próximas às suas pernas.
Burpee
Tempo de execução: 20 segundos.
- Fique numa posição de prancha. Depois, pule para a frente ainda com as mãos no chão e depois salte para o alto;
- Neste momento, toque as mãos do seu parceiro (a);
- Contraia bem o abdômen para não formar as costas quando jogar o pé atrás
Leia mais em:leiaeaprenda.com/frutas-ideias-para-ganhar-massa-muscular