
Vidro- substância inorgânica, amorfa e fisicamente homogénea, obtida por resfriamento de uma massa em fusão que endurece pelo aumento continuo da viscosidade até atingir a condição de rigidez, mas sem sofrer cristalização (Barros, 2010). Veja também :Utensílios plásticos: Materiais de Laboratório
O componente básico do vidro é a sílica. Entretanto, os problemas de manufactura tem historicamente levado à introdução de outros materiais para facilitar a produção em melhorar a qualidade.
As propriedades intrínsecas e essenciais do vidro são transparência e durabilidade. Outras propriedades tornam-se significantes de acordo com o uso que é colocado ao material. Principais propriedades:
Propriedades químicas do vidro
- Transmissão de luz/radiação, reflexão, absorção;
- Propriedades Térmicas;
- Resistência;
- Durabilidade Química;
Tipos de vidro
- Vidro de Soda-cal: Este é o vidro mais comum, usado no vidro plano, lâmpadas, recipientes, etc..
- Vidros de Sílica Fundida ou Quartzo: É caracterizado por altas temperaturas de fusão e trabalho, resistência ao choque térmico, e alta resistência química. O seu alto ponto de fusão o torna caro e difícil de produzir. Os vidros dessa família são aplicados em laboratórios de alta tecnologia.
- Vidros de Borossilicato: Muito resistentes à corrosão química, e têm um coeficiente de expansão térmica baixo. Esta família de vidros tem uma enorme gama de usos: utensílios domésticos (Pyrex) e de laboratórios, lâmpadas e ainda é usado em vidros resistentes ao fogo aumentando a resistência ao impacto.
Principais categorias do vidro de laboratório
- Vidro de uso geral;
- Vidro volumétrico;
- Vidro para microbiologia;
- Aparelhos para filtração;
- Vidro esmerilado.