Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
Pedagogia

Tipos de educação: formal, informal e não formal

633views

Educação é todo o conhecimento adquirido com a vivência em sociedade seja ela qual for. Sendo assim o acto educacional ocorre no chapa, em casa, na Igreja, na família e todos nós fazemos parte deste processo.

Ninguém escapa a educação, em casa, na rua, na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar e para aprender e ensinar. Para saber, para fazer ou para viver todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação ou educações.

Alguns autores dizem que, a Educação formal é aquela que acontece na escola mediante a participação do professor e que tem os objectivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizado, regimentados por leis obedecendo o Sistema Nacional da Educação em Moçambique.

Vantagens e Desvantagens da Educação formal

Vantagens

  • Leva uma programação de estudos.
  • São tópicos planeados.
  • É calendarizam avaliações.
  • São datas para cumprir.

Desvantagens

  • Do não lá é a recuperação do tempo perdido.
  • É um gabarito de todos os tópicos que não podia ser visto anteriormente.
  • Fazer lá não é extensão para as avaliações.
  • Requer muita disciplina para ser capaz de realizar actividades nas datas agendadas.
  • Requer muito tempo para desenvolver programações.

educação informal ocorre na família, na igreja, com amigos, no bairro, ou seja, através da interacção com grupos sociais, os quais são carregados de valores e culturas herdadas historicamente e que através dessas interacções são repassados de um para outro. Tem o objectivo de se socializar, desenvolvendo neles, hábito, modos de pensar e agir frente aos obstáculos enfrentados na vida.

educação não-formal é aquela que ocorre, através da interacção no quotidiano, nos momentos em que interagimos com as pessoas e o mundo que nos cercam, neste modelo o aprendizado se dá através de acções colectivas quotidianos, pois tem por objectivo preparar o ser humano para a civilidade.

Em cada um destes processos existe um agente do processo de construção do saber que também chamamos de educador e também um local onde ocorre processo de ensino e aprendizagem. Na educação formal este agente é o professor e o processo ocorre no ambiente escolar. Na educação informal, os agentes são os pais, os vizinhos, os amigos, a família em geral. Na educação informal o agente é o outro, aquele com quem se interage, e ocorre na rua ou nos ambientes onde ocorrem interacções que acompanham a trajectória de vida de cada um, apesar de não possuir uma sistematização a educação não formal ocorre de forma intencional, pois há no sujeito o interesse em aprender, em trocar conhecimento mesmo que de uma forma despadronizada.

Quanto a educação não formal, os locais são escolhidos por referências de nacionalidade, localidade, sexo, cor, etnia, credo religioso, uma vez que ocorre segundo gostos e preferências ou heranças culturais de cada um.

A educação deve ser promotora de mecanismos de inclusão social, esta inclusão deve ser pensada como mecanismo que promove o acesso ao direito de cidadania, como; o respeito ao próximo, civilidade e tolerância.

A cidadania deve ser reflectida pode ser em estruturas coligadas e nos movimentos sociais existentes na escola, como; os conselhos de pais, de forma que se possa construir e desenvolver, colectivamente valores comuns a todos os grupos, tendo como base o principio de igualdade e universalidade, para que todos tenham vez e voz. Dessa forma a sociedade civil poderá estar presente de forma activa nas principais decisões da escola, dessa forma a gestão poderá ser de facto considerado democrático.

Leave a Response