
Lamarckismo
Lei de uso e desuso: O uso desenvolve um órgão e o desuso atrofia.
Crítica: É verdadeira dentro dos limites da norma de reacção de genótipo
Lei de Herança dos Caracteres Adquiridos
As estruturas desenvolvidas pelo uso ou atrofiadas pelo desuso são hereditárias.
Crítica: Falsa, somente só pode ser hereditárias as modificações no AND das células reprodutoras que ocorrem independentemente do seu valor adaptativo.
Os principais pontos da teoria de Lamarck são:
- A) LEI DO USO E DESUSO- o uso de um órgão desenvolve-o, enquanto o desuso atrofia-o.
- B) LEI DA HERANÇA DOS CARACTERES ADQUIRIDOS- os caracteres adquiridos pelo uso ou pelo desuso são transmissíveis às novas gerações.
Darwinismo
Estabelece o conceito de selecção natural (sobrevivência dos mais aptos, que deixam assim maior prole e aumentam o número da população), Estabelece que todas as espécies, incluindo o homem, têm ancestrais comuns.
A teoria pode ser assim explicada:
–Variabilidade : os seres vivos de uma determinada espécie tenderiam a produzir um grande número de indivíduos com pequenas diferenças individuais.
–Selecção natural: o ambiente imporia uma série de obstáculos à sobrevivência e a reprodução e, nesse ambiente, os indivíduos mais adaptados às condições sobreviveriam e transmitiriam geneticamente essas variações aos seus descendentes.
–Adaptação -: é consequência da selecção natural, agindo sobre a variação.
Crítica: O conceito de selecção natural é válido, mas a teoria não explica correctamente como surgem as variedades, ficando contaminada pela lei de uso e desuso.
Teoria Actual
Só passa a geração seguinte o que está presente na linhagem germinativa (Experiência de Weismann), as variações surgem ao acaso, por mutações (De Vries). A reprodução sexuada potencializa o efeito das mutações (Leis de Mendel e Crossing) e aumenta a variedade genética da população.
Migração, Isolamento Geográfico e Isolamento Reprodutivo são factores importantes na formação de novas espécies.
A selecção natural impõe uma ordem ao processo evolutivo. A evolução pode ser definida matematicamente como uma alteração na frequência de genes (Lei de Hardy-Weinberg).Em populações pequenas podem ocorrer alterações na frequência de genes, sem nenhum valor adaptativo (Oscilações Genéticas).
Factores de Evolução
-Mutação
-Selecção Natural
– Recombinação Genética
-Isolamento Geográfico
Mutação – É uma modificação brusca do genótipo, possível de ser transmitido á descendência. Os organismos que sofrem mutações podem apresentar uma ou duas características novas, que podem ser úteis ou não.
Selecção Natural – São as características positivas que favorecem a sobrevivência do ser vivo, enquanto, as negativas o eliminam.
Recombinação Genética – Promove o aparecimento não de genes novos, mas sim de genótipos novos. A combinação genética se processa por três mecanismos básicos:
- a) Segregação dos cromossomas na meiose;
- b) Ocorrência da permutação (crossing-over)
- c) Fecundação
Provas de Evolução
-Paleontologia – Ciência que trata da descoberta e interpretação dos fósseis;
–Fosseis – São restos ou vestígios de organismos de épocas geológicas remotas, que ficaram preservadas nas rochas. O registo de fósseis e a prova directa que apoia a teoria da evolução;
–Anatomia Comparada – É uma parte especial da Biologia que compara e contrasta as semelhanças e diferenças das estruturas, tanto entre plantas como entre animais que são estritamente relacionadas;
-Embriologia Comparada – Proporciona uma evidência indirecta em apoio a teoria de evolução. A segmentação do ovo e as primeiras etapas do desenvolvimento embrionário são bastante comparáveis nos diferentes grupos de animais.
Baseando-se em observações embriológicas, Haeckel, estabeleceu a Lei Biogénica Básica “O desenvolvimento de um ser vivo é uma repetição curta do desenvolvimento da espécie”
-Fisiologia Comparada – Está relacionada com a comparação das diferentes funções que revelam também certas semelhanças entre os seres vivos.
Caso queira acrescentar ainda o seu conhecimento acesse em : Leia e aprenda .com
- Conceitos básicos de ecologia: predatismo , parasitismo, mutualismo, facilitação e competição;
- O que é uma proteína? ADN- ácido desoxirribonucleico\ e ARN- ácidos ribonucléicos;
- Surgimento do Homem: Saiba quais o São as Fases da Evolução do Homem
- Teorias evolucionistas ;
- Teoria Científica Sobre a Origem da Vida;
- Teorias Antigas Sobre a Origem dos Seres Vivos
- Raças Humanas: Características Raciais e o seu Estado.