Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biologia

Teorias evolucionistas: Teoria de Lamarck,Darwinismo e Factores de Evolução

146views

Lamarckismo

Lei de uso e desuso: O uso desenvolve um órgão e o desuso atrofia.

Crítica: É verdadeira dentro dos limites da norma de reacção de genótipo

Lei de Herança dos Caracteres Adquiridos

As estruturas desenvolvidas pelo uso ou atrofiadas pelo desuso são hereditárias.

Crítica: Falsa, somente só pode ser hereditárias as modificações no AND das células reprodutoras que ocorrem independentemente do seu valor adaptativo.

Os principais pontos da teoria de Lamarck são:

  1. A) LEI DO USO E DESUSO- o uso de um órgão desenvolve-o, enquanto o desuso atrofia-o.
  2. B) LEI DA HERANÇA DOS CARACTERES ADQUIRIDOS- os caracteres adquiridos pelo uso ou pelo desuso são transmissíveis às novas gerações.

Darwinismo

Estabelece o conceito de selecção natural (sobrevivência dos mais aptos, que deixam assim maior prole e aumentam o número da população), Estabelece que todas as espécies, incluindo o homem, têm ancestrais comuns.

A teoria pode ser assim explicada:

Variabilidade : os seres vivos de uma determinada espécie tenderiam a produzir um grande número de indivíduos com pequenas diferenças individuais.

Selecção natural: o ambiente imporia uma série de obstáculos à sobrevivência e a reprodução e, nesse ambiente, os indivíduos mais adaptados às condições sobreviveriam e transmitiriam geneticamente essas variações aos seus descendentes.

Adaptação -: é consequência da selecção natural, agindo sobre a variação.

Crítica: O conceito de selecção natural é válido, mas a teoria não explica correctamente como surgem as variedades, ficando contaminada pela lei de uso e desuso.

Teoria Actual

Só passa a geração seguinte o que está presente na linhagem germinativa (Experiência de Weismann), as variações surgem ao acaso, por mutações (De Vries). A reprodução sexuada potencializa o efeito das mutações (Leis de Mendel e Crossing) e aumenta a variedade genética da população.

Migração, Isolamento Geográfico e Isolamento Reprodutivo são factores importantes na formação de novas espécies.

A selecção natural impõe uma ordem ao processo evolutivo. A evolução pode ser definida matematicamente como uma alteração na frequência de genes (Lei de Hardy-Weinberg).Em populações pequenas podem ocorrer alterações na frequência de genes, sem nenhum valor adaptativo (Oscilações Genéticas).

Factores de Evolução

-Mutação

-Selecção Natural

– Recombinação Genética

-Isolamento Geográfico

Mutação – É uma modificação brusca do genótipo, possível de ser transmitido á descendência. Os organismos que sofrem mutações podem apresentar uma ou duas características novas, que podem ser úteis ou não.

Selecção Natural – São as características positivas que favorecem a sobrevivência do ser vivo, enquanto, as negativas o eliminam.

Recombinação Genética – Promove o aparecimento não de genes novos, mas sim de genótipos novos. A combinação genética se processa por três mecanismos básicos:

  1. a) Segregação dos cromossomas na meiose;
  2. b) Ocorrência da permutação (crossing-over)
  3. c) Fecundação

Provas de Evolução

-Paleontologia – Ciência que trata da descoberta e interpretação dos fósseis;

Fosseis – São restos ou vestígios de organismos de épocas geológicas remotas, que ficaram preservadas nas rochas. O registo de fósseis e a prova directa que apoia a teoria da evolução;

Anatomia Comparada – É uma parte especial da Biologia que compara e contrasta as semelhanças e diferenças das estruturas, tanto entre plantas como entre animais que são estritamente relacionadas;

-Embriologia Comparada – Proporciona uma evidência indirecta em apoio a teoria de evolução. A segmentação do ovo e as primeiras etapas do desenvolvimento embrionário são bastante comparáveis nos diferentes grupos de animais.

Baseando-se em observações embriológicas, Haeckel, estabeleceu a Lei Biogénica Básica “O desenvolvimento de um ser vivo é uma repetição curta do desenvolvimento da  espécie

-Fisiologia Comparada – Está relacionada com a comparação das diferentes funções que revelam também certas semelhanças entre os seres vivos.

Caso queira acrescentar ainda o seu conhecimento acesse em : Leia e aprenda .com

Leave a Response