
Quem está em busca de eliminar uns quilinhos da balança já deve ter ouvido falar sobre os sucos emagrecedores. Ou seja, feitos com frutas, legumes, verduras ou temperos que ajudam a desinchar e emagrecer. Essas bebidas podem ter efeito diurético, termogênico ou até mesmo detox. Saiba mais a seguir.
Sucos emagrecedores: como agem no organismo
Os sucos termogênicos aumentam a temperatura do organismo. Assim, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior. Chá verde, canela e gengibre costumam fazer parte dessas bebidas.
Por outro lado, os sucos emagrecedores detox agem dando um “reiniciar” no organismo. Para dar esse efeito, são usados couve, laranja, acerola, pimentão, repolho e tomate.
Já os diuréticos ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal. Assim, eles atuam estimulando os rins a liberar sódio na urina, proporcionando alívio da retenção de líquidos, pressão alta e outras condições. Nesse sentido, limão, pepino, abacaxi e melão são comuns nessas receitas.
Dá para emagrecer com essas bebidas?
Os sucos emagrecedores têm muitos benefícios para a saúde, e não existe contraindicação ao consumo dessa tendência. No entanto, não dá para dizer que eles emagreçam sem analisar a alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta.
Receitas de sucos emagrecedores
Sucos termogênicos
Suco de melancia com canela
A melancia possui 92% de água. Aliados à água, o magnésio e o potássio presentes na fruta dão uma forcinha no desconforto causado pelo inchaço. Em dias mais quentes, quando o corpo tende a acumular mais líquidos, a dica é apreciar a fruta (a porção de 100g possui 31 kcal), seja em pedaços ou em forma de suco.
Por outro lado, a canela estimula a digestão e ainda reduz os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ela é mesmo considerada termogênica. Ou seja, está entre os alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a perda de peso.
Suco de abacaxi com gengibre
Bastante conhecido por ser digestivo e por sua ação diurética, o abacaxi ajuda a purificar o organismo ao eliminar as toxinas. Além disso, é um antioxidante natural, ou seja, contribui para o combate ao envelhecimento precoce na renovação celular.
Já o gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão.
Suco de frutas vermelhas entre os sucos termogênicos
Frutas como amora, morango e framboesa são ricas em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal. Além disso, possuem baixo índice de açúcar e calorias.
Sucos termogênicos: abacate com chá verde
Para quem está planejando uma dieta, a boa notícia é que o abacate é rico em ácidos graxos. Mas, especialmente os ômegas 6, 7 e 9. Ao equilibrar o organismo, eles ajudam na perda de gordura. Já componentes como fibras, fitoesteróis e ácido oleico aumentam a sensação de saciedade, reduzem a compulsão alimentar e diminuem o acúmulo de gordura na região abdominal.
Enquanto isso, o chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo. Entre outros benefícios, o chá verde acelera o metabolismo, fazendo você queimar gordura mais rapidamente e, assim, emagrecer.
Além disso, as catequinas de sua composição interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do organismo, evitando que você coma mais do que o necessário para seu organismo.
Sucos diuréticos
Suco de pepino com limão
O limão é conhecido por suas propriedades desintoxicantes e essenciais para a imunidade. Isso porque a fruta é rica em vitamina C e potássio, o que ajuda a eliminar as toxinas e a diminuir os sintomas da fadiga física e mental.
Já os pepinos têm enxofre e silício que aumentam a micção, estimulando os rins a remover o ácido úrico. Fonte de água e potássio e com baixo teor de sódio, esse legume também inibe a produção de ácido nítrico e enzimas inflamatórias, reduzindo assim o inchaço.
Suco de melancia com canela
A melancia, com 92% de teor de água e altos níveis de potássio, também possui propriedades diuréticas. Além disso, contém o aminoácido citrulina, que relaxa os vasos sanguíneos e evita a infiltração de líquidos no tecido, reduzindo a retenção de água.
Por outro lado, a canela estimula a digestão e ainda reduz os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ela é mesmo considerada termogênica. Ou seja, está entre os alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a perda de peso.
Suco de abacaxi com gengibre
Bastante conhecido por ser digestivo e por sua ação diurética, o abacaxi ajuda a purificar o organismo ao eliminar as toxinas. Além disso, é um antioxidante natural, ou seja, contribui para o combate ao envelhecimento precoce na renovação celular.
O gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão.
Suco de cranberry entre os sucos diuréticos
Os nativos americanos identificaram os efeitos diuréticos dos cranberries, usando-os para tratar uma série de condições, incluindo o escorbuto, que eles acreditavam ter sido causado pelo excesso de sal. Portanto, o suco de cranberry tem sido usado por mulheres em todo o mundo para prevenir e tratar infecções do trato urinário e outros distúrbios da bexiga. Da mesma forma, a fruta é especialmente benéfica para a remoção de líquidos sem eliminar o potássio.
Sucos diuréticos: suco de melão
A fruta possui grande quantidade de água em sua composição. Assim, hidrata o organismo e promove maior eliminação de toxinas. Além disso, possui enzimas que facilitam a absorção e digestão dos alimentos e pode reduzir riscos de doenças graças ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório.
Suco de alface com cenoura
Receita de suco de alface com cenoura
Ingredientes
- Uma folha de alface;
- Suco de 1 limão;
- 1 cenoura picada sem casca;
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes e sirva com gelo. Beba sem coar.
Melão com hortelã
Receita de suco de melão com hortelã
Ingredientes
- 250 ml de água;
- 1 fatia média de melão;
- 1 fatia média de abacaxi;
- 2 folhas de hortelã.
Modo de preparo
Basta todos os ingredientes no liquidificador e beba
Suco de morango com laranja
Receita de suco de morango com laranja
Ingredientes
- 6 laranjas
- 6 morangos médios
- Cubos de gelo
Modo de preparo
Lavar muito bem e secar as laranjas e os morangos. Cortar as laranjas ao meio, retirar as sementes e espremer para retirar o suco. Por fim, bater no liquidificador o suco das laranjas, os morangos e o gelo. Beba gelado
Suco de berinjela com laranja
Receita de suco de berinjela com laranja para emagrecer
Ingredientes:
- 1 fatia grossa de berinjela;
- 2 laranjas;
- Água.
Modo de preparo:
Primeiramente, lave a berinjela e as laranjas. Em seguida, esprema as laranjas e coloque em um recipiente com a água. Logo após, passe para um liquidificador e bata junto com a fatia de berinjela. Por fim, transfira para uma jarra ou copo e beba!
Lembre-se que a bebida serve como uma aliada no processo de emagrecimento, mas que não é capaz de influenciar na perda de peso diretamente. Por isso, é sempre importante priorizar o acompanhamento médico e nutricional. Assim, é possível cultivar hábitos alimentares e de exercícios físicos saudáveis e conquistar os resultados desejados.