Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Saúde

Sucos emagrecedores: como usá-los corretamente na dieta

104views

Quem está em busca de eliminar uns quilinhos da balança já deve ter ouvido falar sobre os sucos emagrecedores. Ou seja, feitos com frutas, legumes, verduras ou temperos que ajudam a desinchar e emagrecer. Essas bebidas podem ter efeito diurético, termogênico ou até mesmo detox. Saiba mais a seguir.

Sucos emagrecedores: como agem no organismo

Os sucos termogênicos aumentam a temperatura do organismo. Assim, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior. Chá verde, canela e gengibre costumam fazer parte dessas bebidas.

Por outro lado, os sucos emagrecedores detox agem dando um  “reiniciar” no organismo. Para dar esse efeito, são usados couve, laranja, acerola, pimentão, repolho e tomate.

Já os diuréticos ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal. Assim, eles atuam estimulando os rins a liberar sódio na urina, proporcionando alívio da retenção de líquidos, pressão alta e outras condições. Nesse sentido, limão, pepino, abacaxi e melão são comuns nessas receitas.

Dá para emagrecer com essas bebidas?

Os sucos emagrecedores têm muitos benefícios para a saúde, e não existe contraindicação ao consumo dessa tendência. No entanto, não dá para dizer que eles emagreçam sem analisar a alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta.

Receitas de sucos emagrecedores

Sucos termogênicos

Suco de melancia com canela

A melancia possui 92% de água. Aliados à água, o magnésio e o potássio presentes na fruta dão uma forcinha no desconforto causado pelo inchaço. Em dias mais quentes, quando o corpo tende a acumular mais líquidos, a dica é apreciar a fruta (a porção de 100g possui 31 kcal), seja em pedaços ou em forma de suco.

Por outro lado, a canela estimula a digestão e ainda reduz os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ela é mesmo considerada termogênica. Ou seja, está entre os alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a perda de peso.

Suco de abacaxi com gengibre

Bastante conhecido por ser digestivo e por sua ação diurética, o abacaxi ajuda a purificar o organismo ao eliminar as toxinas. Além disso, é um antioxidante natural, ou seja, contribui para o combate ao envelhecimento precoce na renovação celular.

Já o gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão.

Suco de frutas vermelhas entre os sucos termogênicos

Frutas como amora, morango e framboesa são ricas em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal. Além disso, possuem baixo índice de açúcar e calorias.

Sucos termogênicos: abacate com chá verde

Para quem está planejando uma dieta, a boa notícia é que o abacate é rico em ácidos graxos. Mas, especialmente os ômegas 6, 7 e 9. Ao equilibrar o organismo, eles ajudam na perda de gordura. Já componentes como fibras, fitoesteróis e ácido oleico aumentam a sensação de saciedade, reduzem a compulsão alimentar e diminuem o acúmulo de gordura na região abdominal.

Enquanto isso, o chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo. Entre outros benefícios, o chá verde acelera o metabolismo, fazendo você queimar gordura mais rapidamente e, assim, emagrecer.

Além disso, as catequinas de sua composição interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do organismo, evitando que você coma mais do que o necessário para seu organismo.

Sucos diuréticos

Suco de pepino com limão

O limão é conhecido por suas propriedades desintoxicantes e essenciais para a imunidade. Isso porque a fruta é rica em vitamina C e potássio, o que ajuda a eliminar as toxinas e a diminuir os sintomas da fadiga física e mental.

Já os pepinos têm enxofre e silício que aumentam a micção, estimulando os rins a remover o ácido úrico. Fonte de água e potássio e com baixo teor de sódio, esse legume também inibe a produção de ácido nítrico e enzimas inflamatórias, reduzindo assim o inchaço.

Suco de melancia com canela

A melancia, com 92% de teor de água e altos níveis de potássio, também possui propriedades diuréticas. Além disso, contém o aminoácido citrulina, que relaxa os vasos sanguíneos e evita a infiltração de líquidos no tecido, reduzindo a retenção de água.

Por outro lado, a canela estimula a digestão e ainda reduz os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ela é mesmo considerada termogênica. Ou seja, está entre os alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a perda de peso.

Suco de abacaxi com gengibre

Bastante conhecido por ser digestivo e por sua ação diurética, o abacaxi ajuda a purificar o organismo ao eliminar as toxinas. Além disso, é um antioxidante natural, ou seja, contribui para o combate ao envelhecimento precoce na renovação celular.

O gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão.

Suco de cranberry entre os sucos diuréticos

Os nativos americanos identificaram os efeitos diuréticos dos cranberries, usando-os para tratar uma série de condições, incluindo o escorbuto, que eles acreditavam ter sido causado pelo excesso de sal. Portanto, o suco de cranberry tem sido usado por mulheres em todo o mundo para prevenir e tratar infecções do trato urinário e outros distúrbios da bexiga. Da mesma forma, a fruta é especialmente benéfica para a remoção de líquidos sem eliminar o potássio.

Sucos diuréticos: suco de melão

A fruta possui grande quantidade de água em sua composição. Assim, hidrata o organismo e promove maior eliminação de toxinas. Além disso, possui enzimas que facilitam a absorção e digestão dos alimentos e pode reduzir riscos de doenças graças ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório.

Suco de alface com cenoura

Receita de suco de alface com cenoura

Ingredientes

  • Uma folha de alface;
  •  Suco de 1 limão;
  • 1 cenoura picada sem casca;

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes e sirva com gelo. Beba sem coar.

Melão com hortelã

Receita de suco de melão com hortelã

Ingredientes

  • 250 ml de água;
  • 1 fatia média de melão;
  • 1 fatia média de abacaxi;
  • 2 folhas de hortelã.

Modo de preparo

Basta todos os ingredientes no liquidificador e beba

Suco de morango com laranja

Receita de suco de morango com laranja

Ingredientes

  • 6 laranjas
  • 6 morangos médios
  • Cubos de gelo

Modo de preparo

Lavar muito bem e secar as laranjas e os morangos. Cortar as laranjas ao meio, retirar as sementes e espremer para retirar o suco. Por fim, bater no liquidificador o suco das laranjas, os morangos e o gelo. Beba gelado

Suco de berinjela com laranja

Receita de suco de berinjela com laranja para emagrecer

Ingredientes:

  • 1 fatia grossa de berinjela;
  • 2 laranjas;
  • Água.

Modo de preparo:

Primeiramente, lave a berinjela e as laranjas. Em seguida, esprema as laranjas e coloque em um recipiente com a água. Logo após, passe para um liquidificador e bata junto com a fatia de berinjela. Por fim, transfira para uma jarra ou copo e beba!

Lembre-se que a bebida serve como uma aliada no processo de emagrecimento, mas que não é capaz de influenciar na perda de peso diretamente. Por isso, é sempre importante priorizar o acompanhamento médico e nutricional. Assim, é possível cultivar hábitos alimentares e de exercícios físicos saudáveis e conquistar os resultados desejados.

Leave a Response