Sistema Nocional: Relações hierárquicas, genéricas, partitivas, especificas sequenciais es relações não hierárquicas ou sequenciais

Para Entender Linguagens Documentarias- Capitulo- III Sistema Nacional
Autores: Anna Maria Marques Cintra ;
Maria de Fatima Gonçalves Moreira Tálamo;
Marilda Lopes Ginez de Lara;
Nair Yumiko Kobashi.
Resumo
As autoras abordam sobre o sistema nocional em linguagens documentarias trazendo o seu conceito e falando sobre sua importância , seguidamente abordam sobre as relações hierárquicas no qual dividem –se em três partes : nomeadamente relações , especificas, partitivas e não hierárquicas ou sequenciais.
CINTRA et al ( 2002) recorrem a norma ISO 1087, conceituando o sistema nocional como sendo um conjunto estruturado de noções que reflecte as relações estabelecidas entre as noções que o compõem no qual cada noção é determinada pela sua posição no sistema. Veja também :Construção de Linguagens Documentarias em Sistemas de Recuperação da Informação
Afirmam também, que não basta recuperar as noções enumerando-as . É preciso ir alem e estabelecer as posições relativas, isso obtem–se por meio da determinação das relações que as associam. Definem noção ou conceito como uma unidade de pensamento comum a uma classe de objectos, podem ser expressas por termos ou símbolos. ( CINTRA et al 2002,p.50)
CINTRA et al ( 2002, p.49) salientam que todo campo de conhecimento corresponde a um conjunto de noções que lhe é próprio. Todas as áreas do saber devem ter seu universo nacional de um dado ponto de vista para que seja possível organizar de forma sistemática ou inter-relacionada. A ausência de um sistema de noções devidamente sistematizada, inviabiliza o empreendimento de dar forma a um conjunto de palavras , na medida em que se esbarra , dificuldades advindas da falta de compreensão ou da compreensão incorrecta das possibilidades de relacionamento entre termos. Veja também :Empreendedrismo no Ramo da Bibioteconomia e Documentação
A ausência de um sistema nocional compromete não só a indexação, mas também a economia da própria actividade documentaria fragmentando a com questões relativas ao significado e a compreensão dos termos. As respostas formuladas submetem-se a variações, segundo entendimento que cada indexador tem da área ou segundo o humor no momento que opera com a informação o que fatalmente introduz deformações , descaracterizando os instrumentos documentários. CINTRA et al ( 2002,p.49)
Á luz do que foi mencionado acima percebe- se que há facilidade de se recuperar a informação quando esta encontra-se devidamente organizada.
Por último , no que diz respeito as relações semânticas existente entre conceitos , temos a relação hierárquica e não hierárquica ou sequenciais . A relação hierárquica divide –se em três, nomeadamente : relações genéricas especifícas , partitivas.
A relação hierárquica é baseada em graus, ou níveis de superprodução ou subordinação , em que o termo subordinado refere aos membros ou partes do termo superordenado. E abrangendo três caracteristicas que são relações genéricas , especificas, partitivas.
Para Cintra et al (2002), a relação genérica indica o vinculo entre a classe ou categoria e os seus membros ou espéceis .
As relações especificas são relações hierárquicas subordinadas que além de compartilhar as mesmas características da noção que lhes é subordinada, apresentam pelo menos, uma característica a mais que as diferencia. A noção genérica apresenta características comuns, enquanto que , noção especifica estabelece uma disjunção a partir da conjunção dada. (CINTRA et al,2002,p.52)
As relações partitivas expressam a relação entre o todo e as partes . Deste modo, o conceito da parte depende do todo.
As relações não hierárquicas ou sequenciais são relações que apresentam uma dependência resultante de um contiguidade espacial ou temporal . (CINTRA et al 2002,p.63)
Referência bibliográfica
CINTRA et al. Para Entender As Linguagens Documentárias.2ªed, 2002, p.87.
Para obter mais conhecimento acesse o nosso site: Leiaeprenda.com