Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biblioteconomia e Documentação

Sistema Nocional: Relações hierárquicas, genéricas, partitivas, especificas sequenciais es relações não hierárquicas ou sequenciais

As relações entre as noções materializam o sistema de noções, que se expressam, documentariamente, em: relações hierárquicas: supõem ordem e subordinação; não-hierárquicas ou seqüenciais: não supõem essas características.
42views

Para Entender Linguagens Documentarias- Capitulo- III Sistema Nacional

Autores: Anna Maria Marques Cintra ;

 Maria de Fatima Gonçalves Moreira Tálamo;

  Marilda Lopes Ginez de Lara;

  Nair Yumiko Kobashi.

                                           Resumo

  As autoras  abordam sobre o sistema nocional em linguagens documentarias trazendo o seu conceito e falando sobre sua importância  , seguidamente abordam sobre as relações hierárquicas no qual dividem –se em três  partes : nomeadamente relações  , especificas, partitivas e não hierárquicas ou sequenciais.

CINTRA et al ( 2002) recorrem a norma ISO 1087, conceituando o sistema nocional como sendo um conjunto estruturado  de noções que reflecte as relações estabelecidas entre as noções  que o compõem  no qual cada noção é determinada pela sua posição no sistema. Veja também :Construção de Linguagens Documentarias em Sistemas de Recuperação da Informação

Afirmam também, que não basta recuperar as noções enumerando-as . É preciso ir alem e estabelecer as posições relativas, isso obtem–se por meio da determinação das relações que as associam. Definem noção ou conceito como uma unidade de pensamento comum a uma classe de objectos, podem ser expressas por termos ou símbolos. ( CINTRA et al 2002,p.50)

CINTRA et al  ( 2002, p.49)  salientam  que todo campo de conhecimento corresponde a um conjunto de noções  que lhe é próprio. Todas as áreas do saber devem ter seu universo nacional de um dado ponto de vista para que seja possível organizar de forma sistemática ou inter-relacionada. A ausência de um sistema de noções   devidamente sistematizada, inviabiliza o empreendimento de dar forma a um conjunto de palavras , na medida em que se esbarra , dificuldades advindas da falta de compreensão ou da compreensão incorrecta das possibilidades de relacionamento entre termos. Veja também :Empreendedrismo no Ramo da Bibioteconomia e Documentação

A ausência de um sistema nocional compromete não só a indexação, mas também a economia da própria actividade documentaria fragmentando a com questões relativas ao significado e a compreensão dos termos. As respostas formuladas submetem-se a variações, segundo entendimento que cada indexador tem da área ou segundo  o humor no momento que opera com a informação o que fatalmente introduz deformações , descaracterizando os instrumentos documentários. CINTRA et al ( 2002,p.49)

Á luz do que foi mencionado acima  percebe- se que há facilidade de  se recuperar a informação  quando esta encontra-se devidamente organizada.

Por último , no que diz respeito as relações semânticas existente entre conceitos , temos a relação hierárquica  e não hierárquica ou sequenciais . A relação hierárquica  divide –se em três, nomeadamente : relações genéricas  especifícas , partitivas.

A relação hierárquica é baseada em graus, ou níveis de superprodução ou subordinação  , em que o termo subordinado refere aos membros ou partes do termo superordenado. E abrangendo três caracteristicas que são  relações genéricas , especificas, partitivas.

Para Cintra et al (2002), a relação  genérica  indica o vinculo entre a classe ou categoria e os seus membros ou espéceis .

As relações especificas são relações hierárquicas subordinadas que além de compartilhar as mesmas características da noção que lhes é subordinada, apresentam pelo menos, uma característica  a mais que as diferencia. A noção genérica apresenta características comuns,  enquanto que , noção especifica estabelece uma disjunção a partir da conjunção  dada. (CINTRA et al,2002,p.52)

As relações partitivas expressam a relação entre o todo e as partes . Deste modo, o conceito da parte depende do todo.

As relações não hierárquicas ou sequenciais são relações que apresentam uma dependência resultante de um contiguidade espacial ou temporal . (CINTRA et al  2002,p.63)

Referência bibliográfica

CINTRA et al. Para Entender As Linguagens Documentárias.2ªed, 2002, p.87.

Para obter mais conhecimento acesse o nosso site: Leiaeprenda.com

Leave a Response