Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Biologia

Raças Humanas:Características Raciais e o seu Estado

63views

O termo “raça” indica, de modo geral, grupos de pessoas que têm características físicas em comum: cor de pele, estatura corporal, estatura craniana, etc..

Às vezes, a essas particularidades objectivas são associadas supostas características morais e psicológicas. Essa falsa premissa é utilizada para considerar algumas raças superiores e outras inferiores, justificando o domínio de uma raça sobre outra. É nisso que se apoia o racismo.

Todo homem carrega a forma inteira da condição humana, ou seja, raça não é mais do que a condição humana. Fora disso, como existem linhas morfológicas, permitem à antropologia física classificar os grandes grupos humanos com “europóide” (branca), “mongolóides” (amarela) e “negróide” (negra).

O que existe é a diversidade das linhas morfológicas da “raça humana” em função da adaptação territorial e a diversidade dos modos pelos quais cada grupo humano relaciona-se com o seu real, ou seja, a diversidade das culturas. A diferença dita étnica resulta de uma combinação de linhas morfológicas com singularidades linguísticas e culturais.

Em várias partes do mundo existe ainda a segregação racial, isto é, uma parte da população vive de alguma forma separada dos demais. A intolerância para sinais de diversidade como cor da pele, religião, hábitos de vida e lugar de origem contínua a causar problemas para milhões de pessoas.

As Características Raciais e o seu Estado

Devido as características corporais externas, os povos dos diversos países se diferenciam um dos outros.

A soma dessas características é que distingue um indivíduo de outro: cor da pele, cabelos, olhos, lábios, estatura, etc., são alguns desses caracteres.

Cor da pele, depende da melanina, pigmento negro que ocorre na pele, cabelo, etc..

Os cabelos distinguem-se em três tipos; liso, ondulado e encarapinhado. A forma dos olhos, depende da prega da pálpebra. Os lábios possuem três partes: cutânea, intermediária e mucosa, mas existem quatro tipos de lábios: delgados, medianos, grossos e salientes. A estatura é uma característica importante, porque se relaciona com os grupos antropológicos territoriais em que se dividem a humanidade. A média geral masculina é de 165cm.

O estudo das características raciais é feito com o auxílio de processos e de instrumentos especiais: o antropômetro, instrumento para medir a estatura; o compasso de espessura, instrumento usado principalmente para medições da cabeça.

Os grupos humanos possuem uma classificação proposta por N. Tcheboquessarov como:

Afro-aceânica ou negróide;

Euro-Asiatic ou europóide;

Asiático-americana ou mongolóide.

1.A Raça Negróide

Suas características são: pele escura, cabelos e olhos escuros, cabelo crespo, sistema piloso do rosto e corpo pouco desenvolvido, largura da face pequena, nariz achatado e de abas largas, lábios grossos. O núcleo principal dessa raça, situa-se no continente africano, por isso, é chamado de “Continente Negro”. O ramo ocidental da grande raça equatorial, é constituído pela negróide ou africano.

As características dos negróides africanos:

Cara pequena, um tanto quanto achatada;

Testa alta e recta;

Olhos grandes, cor castanha escura;

Nariz chato;

Lábios grossos;

Estatura variada;

Membros inferiores longos.

2.A Raça Europóide

Essa raça é muito numerosa, constitui 50% da humanidade. O núcleo principal da raça, branca encontra-se no Velho Mundo: Europa, Ásia e no norte da África.

Características da raça europóide:

Pele entre clara e quase chocolate, com uma coloração rosada nas faces;

Cabelo mole, ondulado ou liso com várias colorações desde louro ao negro;

Testa recta;

Olhos horizontais, castanhos ou claros;

Nariz afilado;

Lábios delgados;

Queixo mediano;

Forma da cabeça muito variada: braquicéfalo, mesocéfalo e dolicocéfalo.

3.A Raça Mongolóide

A raça mongolóide compreende cerca de 40% da população terrestre e a metade são chineses.

Habitam na Ásia, nas regiões setentrionais, orientais, centrais e sul-orientais, e estende-se pela Oceânia e Continente Americano.

Muitos de seu grupo formam parte da população das regiões asiáticas da Rússia: iacutos, buriatos, tunguses, tchuquetches, tuvinos, altaios, ilacos, aleutas, esquimós asiáticos.

A característica dessa raça amarela são: pele clara ou bronzeada, cabelos duros, lisos e pretos, sistema piloso corporal pouco desenvolvido.

Os mongolóides setentrionais possuem as características: rosto grande, olhos castanhos, nariz de largura mediana. Lábios delgados, queixos mediano, e na maioria dos casos cabeça mesocéfala.

Traços Comuns das Raças Humanas

As raças humanas assemelham-se muito uma das outras pelo aspecto físico. Cada uma delas se caracteriza por um conjunto de traços morfológicos e fisiológicos, que se modificam com a hereditariedade. Cada ser humano possui características individuais, a soma dessas características é que distingue um indivíduo do outro, ou raça da outra. Na evolução da humanidade, o papel fundamental se atribui aos factores sociais, além disso, as raças se misturam com muita facilidade, com isso se originou a evolução do homem.

Leia mais em : Leia e aprenda.com

Leave a Response