Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Historia

Qual foi a influencia da Perestroika em Moçambique?

180views

Como resultado da Perestroika, temos o fim da guerra fria e a queda dos países socialistas da Europa, incluindo a própria URSS, que ficou desmembrada em estados federados. Outro grande marco foi a queda do muro de Berlim em Novembro de 1989 que possibilitou a reunificação da Alemanha pondo termo a um período de confrontações que opôs o Leste e o Oeste, tendo o muro de Berlim como a cortina de ferro.

A partir de 1976, iniciou em Moçambique uma guerra civil opondo o governo de Moçambique e a Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO).

As transformações ocorridas na Europa de Leste e o fim da guerra fria, foram um factor determinante para o fim da guerra que decorria em Moçambique.

A partir de 1990 representantes do governo e representantes da guerrilha sobre a mediação da Igreja Católica e lideres dos países da região, iniciaram um período de diálogo para acabar com a guerra.

A nível interno, o partido no poder iniciou um processo de mudanças que pôs fim ao monopartidarísmo e introduziu a democracia multipartidária (Constituição de 1990).

Em Outubro de 1992 foi assinado o acordo Geral de Paz (Roma), entre o presidente Joaquim Alberto Chissano e o lider da RENAMO Afonso Marceta M. Dlhakama.

A luz desta abertura foram criados vários partidos políticos de oposição, que em Outubro de 1994 participaram com os beligerantes no primeiro sufrágio universal realizado pela primeira vez no país ao longo toda a sua história.

Leia mais em:  Leia e aprenda.com

Bibliografia

FENHANE, Jose Baptista, Historia-10 classe, Maputo, Diname 2000

Leave a Response