Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Biblioteconomia e Documentação

Quais São as Áreas de Atuação em Biblioteconomia?

131views

Inicialmente, a função do bibliotecário era classificar, catalogar e organizar livros de um acervo, preservar e espalhar o conhecimento humano. Hoje, por causa da tal da tecnologia, a profissão avançou ainda mais.

O bibliotecário agora também cuida da informação em qualquer suporte, inclusive digital, criando banco de dados e fazendo a mesma coisa que fazia com os livros, mas com arquivos digitais.

O Perfil de um Bibliotecário
O bibliotecário precisa, antes de tudo, ser uma pessoa organizada – se você é desorganizadão mas pira em seguir essa carreira, relaxa. O curso te ajuda a desenvolver essa habilidade.

No mundo da Biblioteconomia, as regras foram feitas para serem SEGUIDAS. Portanto, o bibliotecário tem que ser metódico, ou seja, seguir as normas e regras criadas à risca.

Além disso, o profissional precisa saber lidar com o galerão. Imagina se um estudante entra desesperado em uma biblioteca achando que é festinha e não sabe onde é a saída.Análise da Informação
Essa área aqui é a mais tradicional. Nela, o bibliotecário vai fazer todo o processo de seleção, classificação e organização de um determinado acervo, que pode estar em uma biblioteca, um museu, uma galeria de arte, etc.

O bibliotecario é o profissional que organiza e cataloga informações, que podem ser encontradas em livros, jornais, revistas ou meios digitais. Ele deve gostar de organização e metodologia, pois vai atuar, boa parte do tempo, com normas e regras, inclusive internacionais, de catalogação de informação impressa, digital e audiovisual. Acervos, centros culturais e de pesquisa, editoras, escritórios de advocacia, associações, museus, provedores de internet, ONGs são algumas das naturezas de organizações que necessitam, cada vez mais, de um profissional da Biblioteconomia em seus quadros

Áreas de Atuação

Análise da Informação

Essa área aqui é a mais tradicional. Nela, o bibliotecário vai fazer todo o processo de seleção, classificação e organização de um determinado acervo, que pode estar em uma biblioteca, um museu, uma galeria de arte, etc

Consultoria e Coordenação
O profissional dessa área vai comandar desde a criação de um novo acervo até a conservação em bancos de dados e empresas públicas e privadas.Ensino
Existem poucos cursos de licenciatura em biblioteconomia no Brasil, mas também existe essa área de atuação. O profissional pode trabalhar formando novos profissionais para o mercado, além de lecionar em outras áreas do conhecimento.

Gestão do Conhecimento
Nessa área, o profissional da biblioteconomia vai desenvolver maneiras, digitais ou não, de organizar o conhecimento de uma determinada empresa, ONG, etc. e gerenciar isso depois. O objetivo dessa organização é facilitar a propagação/divulgação do conhecimento.

Gestão de Serviços de Informação
O trabalho aqui é administrar os serviços de organização de informação (bibliotecas, bancos de dados, etc.) em lugares como centros culturais, arquivos de jornais, empresas e outros.

Normalização
O profissional da biblioteconomia vai trabalhar com a montagem de bancos de dados e vai fazer a manutenção deles, tomando como base normas e padrões internacionais de organização, como a ISO (International Organization for Standardization), que você já deve ter ouvido falar, preparar originais para editoras, trabalhar com arquitetura da informação, etc..

Leave a Response