Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Saúde

Problemas relacionados com medicamentos

76views

1.Tolerância e dependência

Alguns medicamentos fazem com que o organismo se habitue a eles e a pessoa que os toma tem que ir aumentando a dose para que sinta o seu efeito. Isto significa que a pessoa adquiriu tolerância ao medicamento.

Por exemplo:

O diazepam, usado para dormir, pode ir perdendo o seu efeito e o doente necessita de ir aumentando a dose para poder adormecer.

O salbutamol, para a asma: usado em excesso, pode ir perdendo o seu efeito.

Outros medicamentos fazem com que a pessoa já não possa passar sem eles. A isto chama-se dependência a um medicamento. A morfifi na é um medicamento que causa dependência.

2.Intoxicação

A intoxicação produz-se quando se toma uma dose de medicamento maior do que a que o corpo tolera. Isto pode acontecer por erro, por acidente ou por tentativa de suicídio ou homicídio.

3.Interacção

É uma modificação do efeito dum medicamento que é produzida por outra substância. Esta substância é, geralmente, outro medicamento que a pessoa está a tomar em simultâneo. Por exemplo: a rifampicina, medicamento para o tratamento da tuberculose, pode anular o efeito das pílulas contraceptivas. Por isso, uma mulher em tratamento com rifampicina que esteja a usar aquele método de planeamento familiar, pode engravidar.

Alguns alimentos, ou bebidas alcoólicas, também podem produzir uma interacção com alguns medicamentos. Por exemplo: o metronidazol ,combinado com o álcool, pode provocar um mal-estar muito desagradável,acompanhado de náusea e vómitos.

Em muitos locais, existem crenças de que quando as pessoas estão a tomar medicamentos, não devem comer, e/ou fazer, uma série de coisas. Na verdade, para a maioria dos medicamentos, não há qualquer problema de que sejam tomados juntamente com certos alimentos.

Para evitar a interacção, evite receitar muitos medicamentos ao doente.

Antes de administrar qualquer medicamento, deve-se perguntar ao doente se está a tomar outro medicamento ou a ingerir bebidas alcoólicas.

Fonte: Fonte: David Werner, Carol Thuman, Jane Maxwell. Onde Não há Medico. Londres, 2009

Acesse no nosso site Leia e aprenda .com clique na categoria Saúde para obter mais informação sobre a mesma.

Acesse no nosso site Leia e aprenda .com clique na categoria Saúde para obter mais informação sobre a mesma. Veja alguns artigos por exemplo ,sobre:

Leave a Response