Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biologia

Principais Vitaminas

320views

Vitamina A

É importante para o bom desempenho da visão, para o crescimento, para tornar a pele e os cabelos macios. Para que seja bem absorvida pelo organismo, é necessário consumir alimentos que contenham gorduras. A falta da vitamina A ,pode causar a cegueira nocturna (maior dificuldade de adaptação da visão no escuro), secura da pele e maior risco de contrair infecções. Por esta razão, em Moçambique, as autoridades de saúde organizam periodicamente campanhas de suplementação de vitamina A para crianças abaixo de cinco anos.Fontes de origem animal: fígado, gema de ovo, leite e derivados, óleo de fígado de alguns peixes, como o bacalhau. Fontes de origem vegetal: margarina, frutas e hortaliças de cor amarelo-alaranjada, como cenoura, morango, abóbora madura, manga, couve, agrião, etc.

Vitaminas do complexo B (B12)

 A  vitamina B12 participa na formação dos glóbulos vermelhos  do sangue e a sua falta pode baixar a quantidade de hemoglobina provocando uma doença chamada anemia. Esta vitamina é chamada de antianémica.

Outras vitaminas  pele do complexo B , ajudam  na manutenção da pele , da colaboram no crescimento e deixam os cabelos mais saudáveis e brilhantes.

Fontes de origem vegetal: batata, banana, legumes, pão integral e abacate.

Fontes de origem animal: carnes (boi, frango, peixe), a genelidade das vísceras (coração, fígado, etc.), levedura de cerveja, gema de ovo.

Vitamina C (ácido ascórbico)

Aumenta a resistência do organismo, evitando gripes, resfriados e outras infecções, protege as gengivas e aumenta a absornão de cálcio, ferro e fósforo. A sua carência ou falta provoca ima doença chamada escorbuto, fadiga física, dores musculares e náuseas.

Fontes: é amplamente encontrada nas frutas cítricas e folhas de vegetais verdes crus. As melhores fontes são: laranja, limão, morango, brócolos, repolho e espinafre.

Vitamina D (calciferol)

É essencial para a formação dos ossos e dentes, deixando-os mais resistentes. A sua ausência pode provocar raquitismo e amolecimento dos ossos (osteomalácea).Para a activação desta vitamina, é necessária a intervenção dos raios ultravioleta solares.Fontes: gema de ovo, fígado, manteiga, peixes (sardinhas e atum).

Vitamina E

Retarda o envelhecimento, previne a esterilidade, auxilia no aproveitamento da vitamina A e protege a membrana celular das células. A sua carência causa a diminuição da fertilidade, envelhecimento precoce e anemia.Fontes: folhas verdes dos vegetais, mel e manteiga. Encontra-se em óleos vegetais, como os de girassol, caroço de algodão, amendoim, milho e soja.

Vitamina K

Ajuda na cicatrização e evita sangramentos.Fontes: leite e derivados, carnes, ovos, sardinha, amêndoa, Semente de gergelim e hortaliças verdes.

Leave a Response