Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Curiosidades

Porque é Importante Gerir o Tempo de Estudo?

248views

Gestão  de Tempo de Estudo

O Tempo é um dos factores principais a ter em conta na organização do estudo, na utilização adequada , contribui da forma eficaz para o sucesso académico . Existe uma enorme dificuldade em compatibilizar a actividade do estudante com outras como: desporto, leitura, relações  interpessoais , etc.

É muito importante gerir o tempo de estudo para evitar um estudo sobre pressão pois leva apenas ao adiamento sucessivo de tarefas , as situações  de estudo sobre pressão gerando a um estudo sucessivo de fadiga , confusões , preceitos, dificuldade de concentração e de retenção .

Pra combater o estudo intensivo e sob pressão aconselha –se  a fazer um planeamento  das actividades de estudo e a elaboração de um horário. O planeamento adequado das actividades permite estudo alcançar mentas traçadas em menos tempo do que o previsto inicialmente, é importante que se estabeleça uma escala de prioridades fazendo uma escala dedicando as tarefas. A gestão eficaz do tempo resulta do próprio auto- conhecimento. As pessoas que se sentem pressionadas resolvem os problemas na ordem que se apresentam, realizando tarefas mais fáceis ou mais difíceis  pensando  ser essa a forma mais eficaz .

As acções não em todas a mesma importância :

  • Aconselha ­se  a elaborar uma lista de prioridades que indicará uma lista de que deve  fazer primeiro ;
  • Ordem de importância  e de urgência .

Uma boa gestão de tempo é feita através de planeamentos , estabelecimentos de objectivos e  estes, podem ser diários , semanais, quinzenais ou mensais. O estudante poderá utilizar uma agenda ,um caderno, um tablet, ou smartfone, tudo que lhe for   melhor para o seu uso, anotando todos os seus compromissos e assuntos. Ao consultar suas actividades terá  uma visão de tudo o que tem de utilizar e como se programará para  isso, facilitando a execução das mesmas.

É necessário criar rotinas ,horário para acordar, tomar refeições , dormir, levar os filhos á escola, praticar actividades físicas, estudar, tudo aquilo que se deseja fazer num dia. Definidos os objectivos , elabora-se um horário semanal e não se resume apenas  á planificação de estudo mais também na programação do tempo completo das actividades diárias.

O horário deve ser flexível pessoal e realista susceptível de modificação.Caso contrário  o horário não será um instrumento útil de trabalho , mas sim gerador de angústia e ansiedade, podemos então dizer  que a rentabilidade do estudo depende um lado das características pessoais ( ritmo de aprendizagem, facilidade de memorizar, de sintetizar e de analisar)  por outro ,nos objectivos traçados , académicos e pessoais  a médio e longo prazo.É aconselhável que se dedique ao estudo individual no mínimo em 10h (dez horas )  semanais.

Leave a Response