Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Psicologia

Por que é mais fácil ganhar seguidores usando os filtros do Instagram?

45views

É assim que os filtros do Instagram podem ser usados ​​para aumentar o número de seguidores.

Uma das razões pelas quais redes sociais como o Instagram são frequentemente criticadas é que, diz-se, graças a essas plataformas virtuais “qualquer um pode se tornar famoso”. Esse tipo de opinião tem um fundo de verdade, mas deixa passar muita coisa.

É verdade que comparando com a época em que o Instagram não existia, é muito mais fácil ganhar audiência sendo uma pessoa comum: sem um talento espetacular para fazer algo, sem muito dinheiro e, principalmente, sem contatos importantes no mercado. mundo do show business, esportes profissionais, arte, etc. Mas, ao mesmo tempo, não se pode dizer que os grandes influenciadores que conhecemos hoje são por acaso, por um golpe de sorte.

O que acontece é que, como as redes sociais são algo recente, essas pessoas têm conquistado seu público com novas estratégias. Estratégias que a maioria das pessoas nem percebe ou reconhece como formas de ganhar seguidores… curtir filtros do Instagram . Se você quer saber até que ponto eles podem ser usados ​​para ganhar seguidores no Instagram, continue lendo.

As chaves psicológicas pelas quais o uso de filtros ajuda a ganhar seguidores no Instagram

Não, os filtros do Instagram não são apenas uma funcionalidade divertida ou que serve apenas para nos sentirmos bonitos. Eles são um exemplo de como a Realidade Aumentada (a tecnologia que permite modificar as imagens capturadas por uma câmera ou adicionar detalhes) pode ser usada para obter benefícios objetivos. Então, vamos ver quais são os principais motivos pelos quais os recursos de Realidade Aumentada, como filtros e efeitos do Instagram, ajudam a ganhar seguidores.

  1. Eles ajudam a contar histórias que se conectam com os seguidores

Os filtros e efeitos do Instagram são outro recurso narrativo. O que isto significa? Bem, graças a isso, em frações de segundo podemos começar a dizer o que queremos expressar, simplesmente modificando a imagem do que a câmera do nosso smartphone captura. Por exemplo, graças à Realidade Aumentada podemos criar pequenas histórias que incorporam, nós mesmos, vários personagens em diálogo entre si.

Há também casos em que, graças às tendências do Instagram, tanto os usuários que participam deles quanto os que desenvolveram o filtro usado dessa forma ganham seguidores. Exemplo disso: a marca de capacetes Livall cria uma rifa a partir do uso de seu filtro no Instagram e, a partir disso, é gerada uma tendência que perdura até hoje: as pessoas começam a usar aquele capacete virtual explicar momentos da vida daqueles que tiveram de enfrentar dificuldades (daí a necessidade de usar proteção): por exemplo, quando terminaram a licenciatura e enfrentaram o mundo do trabalho, quando colocaram muitos amigos contra eles por terem uma opinião impopular, etc.

E é que as tendências do Instagram também servem para que, contando com algo que se popularizou e que os usuários já sabem interpretar, possamos criar conteúdos originais adaptados ao nosso jeito de ser, expor nosso perfil do Instagram para muitas outras pessoas. e maximizando para que o que fazemos se torne viral . Dessa forma, aproveitar uma tendência que as pessoas já entendem de antemão está aliado a gerar interesse e expectativa quando questionados sobre qual será a nossa forma de versionar aquela moda.

  1. Eles podem ser usados ​​como maquiagem virtual para melhorar nossa imagem

Não é segredo que nas redes sociais a imagem é muito importante; Em muitas ocasiões, a capacidade de fidelizar o público que visita nosso perfil ou nossas publicações é uma questão de alguns segundos em que as pessoas decidem se querem continuar vendo uma história do Instagram ou passar para a próxima.

Mas isso não significa que devemos sempre nos adequar a cânones de beleza específicos por meio de filtros; O importante é que graças à Realidade Aumentada podemos encontrar o visual com o qual nos sentimos mais à vontade, e isso se expressa na confiança com que nos expressamos e na perseverança com que podemos gerar conteúdo para nossos seguidores.

  1. Eles podem ser usados ​​para oferecer uma camada de anonimato

Os filtros que aplicamos a nós mesmos por meio da Realidade Aumentada podem não apenas influenciar nosso comportamento, fazendo com que nos sintamos mais favorecidos; Eles também podem nos fazer sentir mais seguros de nós mesmos dando-nos um “anonimato extra” se modificarmos a aparência do nosso rosto. A possibilidade de poder colocar óculos escuros ou até mesmo uma máscara sem precisar comprar uma de verdade estimula muita gente a criar conteúdo sem ceder ao medo de se mostrar para milhares de pessoas.

E isso não apenas torna possível para aquelas pessoas que nem mesmo considerariam se tivessem que mostrar claramente seu rosto para ganhar muitos seguidores; Além disso, permite que você se expresse com mais autoconfiança e sem as limitações do “o que vão dizer”, que é uma das chaves para se conectar com o público.

  1. Alguns filtros oferecem conteúdo baseado em jogos

Se fizermos um pouco de memória, vamos lembrar que uma das chaves do sucesso de plataformas de streaming como o YouTube na época em que estava abrindo caminho e era basicamente conhecido pelos jovens (ainda não agradava pessoas de todas as idades ou foi considerado uma alternativa à televisão) era conteúdo de jogos, vídeos sobre videogames.

Algo tão simples como jogar um videogame pode nos fazer ganhar um grande público em pouco tempo. E hoje, são muitos os influenciadores que dedicam parte do seu dia a dia transmitindo seus jogos ao vivo.

Por que isso está acontecendo? Por ser relativamente fácil de fazer, ajuda a criar conteúdo original contando com ambientes virtuais projetados por profissionais (e pensado para chamar a atenção e “entrar pelos olhos”), e gera uma tensão entre o espectador e a tela, ao criar empatia com o jogador diante dos desafios que o jogo propõe.

Bem, essa lógica também funciona no Instagram, embora em um formato mais curto e compacto. Outra das características da Realidade Aumentada aplicada a redes sociais desse tipo é que muitas de suas propostas são, pura e simplesmente, divertidas e permitem que você crie conteúdo “envolvente” em apenas alguns segundos .

Um exemplo claro disso pode ser encontrado nos filtros que foram desenhados como pequenos videogames nos quais jogamos com movimentos faciais, expressões faciais, etc. Na verdade, esses “minijogos” podem ser praticamente versões adaptadas de jogos muito famosos , como Flappy Bird, Pong e outras propostas em que a mecânica de jogo é simples.

  1. É relativamente fácil criar filtros adaptados ao que oferecemos

Por fim, e embora ainda não seja uma opção que esteja tirando o máximo proveito, não podemos esquecer que criar um filtro ou efeito no Instagram não é muito complicado, e já existem várias empresas com especialistas em criá-los sob encomenda e propostas tal como Filtroo a única plataforma que recompensa os usuários pelo uso de filtros do Instagram.

Graças a isso, podemos ter recursos de Realidade Aumentada adaptados ao que procuramos, que estão de acordo com nossa estética e nos permitem oferecer aos nossos seguidores um conteúdo adaptado ao que eles esperam de nossas redes sociais, indo além das limitações do físico mundo. . Algo tão simples como, por exemplo, colocar um chapéu “virtual” em que fique visível o nosso logótipo ou nome de utilizador do Instagram, dá a quem nos segue lembretes constantes sobre quem somos e onde nos podem encontrar na Internet .

Leave a Response