Quarta-feira, Setembro 28, 2022
Saúde

Por que as músicas grudam na mente? Entenda

53views

Como as músicas grudam na mente

Provavelmente você já ouviu uma música em algum filme, série, rádio, ou qualquer outro lugar, e aquele som não saiu da sua cabeça. Mas por que as músicas grudam na mente? 

De acordo a Monica Machado, psicóloga pela USP, fundadora da Clínica Ame.C, a música pode influenciar os pensamentos, sentimentos e comportamentos. Por isso, é normal se sentir empolgado ao escutar seu hino favorito, ou se emocionar com uma apresentação ao vivo.

Além disso, a psicóloga ressalta que a música afeta diretamente nosso cérebro e pode variar os efeitos com base na experiência pessoal de cada indivíduo. 

“Muitos indivíduos podem associar a melodia com experiências negativas e com isso liberar diversas substância exógenas relacionadas ao estresse, como adrenalina e cortisol. Em contrapartida, podem ser relacionadas às experiências positivas, realizando a liberação de dopamina, que serve para analisar e recompensar prazeres, podendo até mesmo aliviar dores”, afirma.

Saiba se livrar das músicas chicletes

De fato, por mais que você tente esquecê-la, a música chiclete vem à mente a qualquer momento.

A psicóloga consultada diz que, primeiro, é necessário entender as motivações que a música teve para adentrar na sua cabeça. Isso ocorre por meio da concentração e fixação pela música, que, muitas vezes, é associada aos significado que a melodia ou a letra tem na sua vida.

Leia também:leiaeaprenda.com/qual-a-diferenca-entre-intoxicacao-e-infeccao-alimentar

“Para se livrar da música na sua cabeça, será necessário desenvolver outro estímulo para que seu cérebro consiga modificar a atenção que está centralizada na canção. A partir disso, é importante realizar outras atividades que te prenda concentração, a meditação é uma ótima opção”, finaliza Monica

Leave a Response