Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Geografia

Poluição do Atmosférica: Causas e Consequências

114views

A Poluição do Ar ou Poluição Atmosférica é o resultado do lançamento na atmosfera de grandes quantidades de gases ou partículas líquidas e sólidas, que provocam impacto ambiental e problemas de saúde humana.

Dentre as substâncias poluentes temos as poeiras industriais, aerossóis, fumaças negras, solventes, ácidos e hidrocarbonetos.

Em diversos países, o nível de poluição do ar está acima do considerado aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Apesar da China ser frequentemente lembrada como um desses países, estão a ser realizados muitos esforços para que esse grave quadro seja revertido. Na lista dos países que liberam a maior quantidade de dióxido de carbono, o Brasil aparece nas primeiras colocações.
Causas
A poluição do ar pode ser causada por fontes naturais ou por atividades humanas.

Fontes naturais
Alguns processos naturais são responsável pela liberação de gases poluentes na atmosfera:

  • Atividade de vulcões;
  • Liberação de metano por animais durante o processo de digestão;
  • Poeira de desertos;
  • Decomposiçãos;

Actividades humanas

Actividades humanas ou antropogênicas também liberam grande quantidade de gases tóxicos e poluentes dentre eles temos:

  • Industrialização
  • Queimadas
  • Veículos e queima de combustíveis fósseis
  • Mineração
  • Uso de aerossóis
  • Produção de energia elétrica

Principais Poluentes
Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos:

  • Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis.
    Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis.
  • Dióxido de carbono: Produto resultante da queima de qualquer matéria orgânica. É encontrado naturalmente na atmosfera, mas quando lançado em grande quantidade, provoca desequilíbrios, entre eles, o efeito estufa.
  • Chumbo: Produto usado na gasolina para aumentar sua octanagem.
  • Ozônio: O gás ozônio apresenta diferentes funções conforme o local onde é encontrado. Quando encontra-se na troposfera, causa poluição e chuva ácida, sendo prejudicial para plantas e saúde humana.
  • Clorofluorcarbonos: Esses gases são responsáveis por destruir a camada de ozônio.
  • Material particulados: Resultado da queima de combustíveis fósseis, como a fuligem. Esses materiais são extremamente poluentes.

Consequências
As consequências da poluição do ar comprometem a qualidade do meio ambiente e da saúde das pessoas.

Problemas ambientais
A poluição do ar pode afetar patrimônios culturais, em decorrência das chuvas ácidas. Elas causam a corrosão gradativamente dos monumentos. Outro efeito é sob a camada de ozônio. Naturalmente, essa camada protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos. Porém, os gases poluentes formam os buracos na camada de ozônio e impedem que os raios solares sejam, em parte, absorvidos. Além disso, o aumento de gases poluentes na atmosfera intensifica o efeito estufa e dá origem ao aquecimento global.

Doenças
Pessoas e poluição do ar
Em algumas cidades é fundamental o uso de máscaras para se proteger da poluição do ar. Além dos problemas ao meio ambiente, a poluição atmosférica também ocasiona problemas de saúde. A poluição do ar é um dos problemas mais sérios das cidades. Os poluentes causam irritação nos olhos e na garganta das pessoas, principalmente nas grandes metrópoles e megalópoles. Em decorrência disso, são inúmeros e graves os seus efeitos nos seres humanos. No processo de respiração, a ligação do monóxido de carbono e da hemoglobina reduz a oxigenação do cérebro e das células. Em pequenas concentrações pode causar dores de cabeça, vertigens, perturbações sensoriais, dentre outros problemas. Em altas doses, pode levar à morte por asfixia.

O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto causam ou agravam os problemas respiratórios, como: asma, bronquite crônica, pneumonia e edema pulmonar. O chumbo causa perturbações nervosas, principalmente em crianças. Além de anemia, pois dificulta a síntese da hemoglobina no sangue.

Leave a Response