
Parada respiratória é a interrupção da circulação sanguínea, decorrente da suspensão súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. Depois de uma parada respiratória, a pessoa perde a consciência em cerca de 10 a 15 segundos em razão da parada de circulação sanguínea cerebral.Uma pessoa que para de respirar só tem 4 minutos de vida! É preciso agir com rapidez!
Em geral, a paragem respiratória pode ser causada por:
- alguma coisa encravada na garganta;
- a língua, ou muco espesso,
- obstruindo a garganta de uma pessoa
- inconsciente;
- afogamento;
- sufocação por fumo;
- envenenamento;
- forte pancada na cabeça ou
- no peito;
- ataque cardíaco.
Se a pessoa para de respirar: Começar imediatamente a respiração boca-a-boca !!
Fazer o seguinte o mais rapidamente possível:
1: Retirar depressa o que estiver encravado na boca ou na garganta. Puxar a língua para fora.
Se houver muco na garganta, tentar retirar de imediato.
2: Deitar rapidamente a pessoa, mas com cuidado, com o rosto para cima, inclinando a cabeça para trás e puxando o queixo para a frente.
3: Apertar as narinas da pessoa com os dedos e abrir bem a boca da pessoa. O socorrista tem que colocar a boca sobre a bocado doente e soprar com toda a força, até ver o tórax a movimentar-se.
Logo a seguir, fazer uma pausa para o ar sair e soprar de novo. Repetir esta manobra de 5 em 5 segundos, aproximadamente. Tratando-se de bebés e crianças pequenas, cobre-se o nariz e a boca da criança e sopra-se muito delicadamente, de 3 em 3 segundos, aproximadamente. É necessário continuar a respiração boca-a-boca até que a pessoa volte a respirar por si mesma, ou até não haver dúvidas de que ela já está morta. Por vezes é preciso fazê-lo continuamente por uma hora ou mais.