Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Geografia

Origem e evolução da indústria

263views

A Pré-história da indústria

Tudo o que ocorre antes da RI é uma atitude industrial e nada mais.

A pré-industria lítica o homem usava rochas para fabricar os instrumentos de trabalho.

Paleolítico ocorre a transformação da rocha. O surto do fogo impulsiona o fabrico de instrumentos mais resistentes.

Neolítico o surto agrário vai agregar ao surto industrial. As civilizações hídricas desenvolveram canais, açudes, diques, represas e barragens que visavam controlar o fluxo da água: evitar o alagamento dos campos agrícolas e possibilitar o uso da água em época de seca

Indústria na Antiguidade;

Marcos:

  • Descoberta dos metais pelos hicsos, povo residente no médio oriente;
  • Invenção da roda que dinamizou os transportes: deixa de carregar a trouxa em ombros e em animais e passa a ser puxado pela carroça embora em animais;
  • Os Romanos e os Gregos abriram a indústria de construção de estradas feitas de cal e pedra;
  • Modernização da indústria bélica (fabrico de espadas, escudos, lanças, canhão fabricado pelos fenícios).

Artesanato

Não tem a divisão do trabalho, utiliza ferramentas arcáicas: o martelo, a faca, foice, Personalização: tem os meios e todo o conhecimento do que produzir. Embora em uma escala bastante reduzida (ritmo de produção mais lento).

Indústria na Idade Média

O conhecimento produzido na antiguidade não foi transferido para a idade média. Pois houve uma ruptura na técnica de construção de conhecimento.

O alto período da idade média é um período eminentemente religioso e desliga se das coisas da terra se preocupando mais com as coisas espirituais.

No auge da idade média houve uma actividade artesanal que propiciou a criação de oficinas domiciliares e o trabalho era manual.

As primeiras oficinas evoluíram e formaram as corporações artesanais (junção de vários mestres caseiros da mesma área) com o objectivo de dominar o mercado. Nesta fase, o embrião da indústria foi marcada pelas corporações artesanais.

Na baixa, idade média dois factores contribuíram para o desenvolvimento das indústrias:
1. A população deixa de ser religiosa passa a ser humanista: o homem confia em si e procura melhorar as suas condições das necessidades materiais…motor das economias
2. Movimento das cruzadas e a expansão europeia trouxe conhecimentos novos e permitiu que houvesse o reinício da indústria.

Manufactura sec. XVII e XVIII

Divisão do trabalho: tarefa para fazer o cabo, martelar,

Mecanismos simples: como tear manual para entrelaçar os fios de algodão, ou de moinho
Posse de meios de produção

 Indústria na Idade Moderna:

A Inglaterra foi pioneira a aceder a indústria. Na visão de Dereau, os factores que determinaram que a Inglaterra fosse a pioneira foram:

  • Boa localização geográfica;
  • Abundância de matéria-prima no solo e no subsolo
  • Mão-de-obra
  • Fonte de energia
  • Fonte de água
  • Posse de um império colonial e uma monarquia constitucional.

No entanto, Hobsbown concorda com os autores apenas ao país pioneiro aceder a indústria. Porém discorda com os factores determinantes que impulsionaram a indústria baseando se na ideia de que existiam outros países como Alemanha, França e Holanda que possuíam os mesmos factores e na mesma era.

Neste contexto, o autor considera a Inglaterra pioneira devido aos factores tradicionais: Detentores de uma burguesia inovadora e empreendedora; A burguesia financia bolsas de estudos para jovens e isto deu um take of a indústria Legalização da pirataria na Inglaterra.

Marcos da indústria no séc. XVIII na Europa

  • Divisão de trabalho: segmentação de trabalho;
  • Especialização: porcas, parafusos…carimbar, Dactilografar,
  • Maquinas (desenvolvimento);
  • Uso de fontes diferentes de energia: forca do moinho de vento, forca da atracção animal ou das mãos passa a se utilizar fonte de energia gerada pelo vapor através da queima de carvão ou da água, descoberta da energia eléctrica, uso do petróleo…
  • Ganho em escala… principais objectivos da indústria é produzir muito e com um certo padrão para vender em escala e para vários lugares.

Leave a Response