Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Historia

Organização da vida económica e social dos Homens em África

313views

A Comunidade Primitiva em África foi representada pelos khoisan que habitaram as florestas da África Austral. Este período inicial da Pré-História (denominado paleolítico) é caracterizado por uma economia recolectora, nomadismo e pelo uso dos instrumentos de pedra lascada. Os Homens primitivos dependiam de tudo o que a Natureza lhes oferecia (raízes, folhas, frutos, bolbos, mel, ovos de algumas aves, caça e pesca). Por isso, as principais actividades comunidade primitiva eram a recolecção, a caça e a pesca. 

Organização social dos homens na comunidade primitiva

Organização social é o conjunto de relações que se estabelecem entre membros de um grupo, entre grupos ou entre indivíduos.

Na comunidade primitiva havia uma organização do grupo e cooperação entre indivíduos. Para a prática de tarefas diárias formavam pequenos grupos de 20 a 25 membros. Estes grupos não eram permanentes, pois dissolviam-se no fim das actividades e da divisão do produto de trabalho

Na comunidade primitiva, as tarefas eram realizadas da seguinte forma:

A Divisão do trabalho era feita de acordo com o sexo e em idade (Mulheres, Homens e velhos).

Asmulheres faziam a recolecção, arranjavam as peles e confeccionavam os alimentos.

 Os homens iam a caça, a pesca, fabricavam instrumentos e construíam abrigos.

Os velhos devido a sua experiência e sabedoria, tomavam decisões sobre a vida do grupo e eram autoridade.

A divisão do produto era feita de igual modo pelos membros do grupo, pois entre eles não havia nenhuma diferenciação social.

No final do paleolítico, regista-se o aumento da população e as comunidades passaram a ser compostas por um vasto conjunto de indivíduos, o que levou ao surgimento do clã dentro do qual se realizavam trocas de alimentos, objectos, matérias-primas, serviços e casamentos.Na comunidade primitiva não havia dominação ou exploração do homem pelo homem.

Leave a Response