Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Curiosidades

Onde fica o Qatar? Conheça a sua História

40views

Catar (ou Qatar, na transcrição internacional) é um país do Oriente Médio, pequeno em extensão e grande economicamente. O país árabe, oficialmente chamado de Estado do Catar, corresponde a um emirado, ou seja, é um território administrado pelo membro da classe dominante, o emir.

Onde fica o Catar?
O país localiza-se na península arábica na Ásia Continental, correspondendo a uma área de aproximadamente 11.610 km2 até o norte do Golfo Pérsico. O Catar faz fronteira com a Arábia Saudita e é separado por um estreito do Golfo Pérsico do país Bahrein.

História
O Catar corresponde a uma Monarquia Absolutista e Constitucional, concomitantemente. A dinastia reinante no país encontra-se no poder desde 1825. Em 1871, o país pertencia ao domínio otomano, em razão de questões políticas e militares. Ao perder as batalhas ocorridas na Primeira Guerra Mundial, estabeleceu-se uma desordem no Império Otomano, diminuindo, então, seu domínio sobre a região do Catar.

O país participou da Revolta Árabe contra os otomanos, saindo bem-sucedidos e diminuindo ainda mais o domínio estabelecido pelos otomanos. A família al-Thani ganhou o direito de governar o Catar, concedido pelo Reino Unido e pelo Império Otomano. Os otomanos, então, renunciaram o direito sobre a região do Catar, e o país passou a ser um protetorado britânico, em 1916.

O Catar conquistou sua independência em relação ao Reino Unido, em 1971, tornando-se, assim, um Estado Soberano. No ano de 2003, foi aprovada a Constituição no país por meio de um referendo com quase 98% de aprovação. Os partidos políticos são proibidos no Catar, e não há legislatura independente. As eleições parlamentares são uma questão polêmica, visto que ainda não foram estabelecidas no país, sendo adiadas por tempo indeterminado.

Nem sempre o Catar foi um país de notoriedade econômica. O país emergiu como potência, quando sua economia foi impulsionada pela exploração do petróleo. No ano de 1974, o Qatar Petroleum assumiu o setor. O campo petrolífero mudou todo o cenário do país, sendo, hoje, considerado um dos mais ricos do mundo. A exportação de petróleo e gás natural correspondem juntos a 50% do Produto Interno Bruto do país.

No Catar, as exportações sobressaem-se às importações. Relatórios do Observatório da Complexidade Econômica apontam que o Catar tem uma balança comercial positiva com saldo de US$ 30,7 bilhões. O país exporta, principalmente, petróleo, petrolíferos refinados e polímeros de etileno, preferencialmente, para a China, Coreia do Sul, Japão e Índia. As importações baseiam-se em aviões, carros, helicópteros e turbinas a gás, vindo especialmente do Reino Unido, França, Alemanha e China.

Leave a Response