Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biblioteconomia e Documentação

O que Faz um Bibliotecário em Moçambique?

61views

O bibliotecário é um profissional que, cada vez mais tem sido reconhecido como agente da informação . Cabe a ele desempenhar a função de gestor da informação, usando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) disponíveis. O bibliotecário domina técnicas de classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas ou centros de informação.

Este graduado é responsável por organizar, conservar e divulgar acervos de bibliotecas e centros de documentação , cuidando da classificação de livros , papéis e arquivos digitais. Trabalha como um administrador de dados , catalogando e armazenando livros e informações, buscando sempre o melhor e mais ágil  sistema de consulta possível. Além de livros , revistas e documentos , o bacharel / licenciado pode trabalhar coma classificação de fotos , filmes e vídeos. Planeia , implementa e gerência sistemas de informação , como o arquivo digital de um jornal, por exemplo trabalha em bibliotecas publicas , escolares ou particulares, centros de documentação , arquivos , museus, centros cultuais, editoras, provedores de internet, ONGs, clubes  e associações.

O que você pode fazer (como Bibliotecário )?

Nos últimos temos a actuação do profissional de bibliotecomia tem –se voltado cada vez ais pra a criação e a manutenção de arquivos

  • Realizar consultoria e coordenação: coordenar a formação de um acervo, arquivamento dos documentos e conservação de toda colecção/ acervo em empresas, banco de dados e instituições públicas;
  • Gestão de conhecimento: Desenvolver e gerenciar mecanismos para sistematizar o conhecimento acumulado dentro da organização (empresa, ONG, instituição educacional ou associação) estimulando assim sua divulgação;
  • Gestão de serviços de informação: Planear, organizar e administrar unidades, redes, bibliotecas, sistemas e serviços de documentação e informação localizados em centros de pesquisa, centros de documentação, centros culturais, arquivos pessoais, de jornais e meios de comunicação, entre outras tarefas, que a acção cultural exerce papel importante na transformação e educação do indivíduo, na medida, que propicia uma aproximação entre comunidade e cultura;
  • Normalização: montar bases de dados e fazer sua manutenção .Mercado de Trabalho

    O bibliotecário se reinventou. Quando surgiram os primeiros livros e revistas digitais esses profissionais souberam adaptar suas habilidades, colocando –as a favor das novas tecnologias. Deixou de trabalhar apenas com livros para lhe dar com a informação. Nesse aspecto , tem desataque o trabalho com suportes electrónicos , virtuais e digitais, especialmente na área de repositórios institucionais sistemas de informação de ensino e pesquisa), ainda carente de profissionais em Moçambique .

    Como profissional da informação ele também encontra lugar em grandes empresas, juntos a profissionais de tecnologia, organizando dados e documentos. Há boas possibilidades também para o graduado/ licenciado que escolher trabalhar com livros. Em breve uma legislação torna obrigatória a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino até 2030, elevando a procura pelo profissional. Além disso , programas disso, programas como o Bibliotecas do Amanha , criado pelas diferentes organizações pretende levar para o pais  aquecem o mercando-o programa prevê a construção de espaços de leitura comunitária .

    A oferta de concursos públicos aumentou nos últimos anos. É possível trabalhar em órgãos bancários, judiciários, legislativos, comerciais, entre outros. A maior concorrência esta nas grandes capitais provinciais. Mas a expansão das instituições de ensino superior no interior do pais abre postos nos distritos. No sector público sempre oferecerá o maior número de vagas.

    Curso

    Os bacharelatos/ licenciados oferecem uma formação ampla e humanística. As disciplinas básicas incluem língua Portuguesa, inglês, História , Educação Moral e Cívica, Francês . Entre as especificas ,Conservação e Restauro de Documentos ,História do livro e das Bibliotecas , Formação e Estudos de Usuários, Indexação e Elaboração de Resumos, Serviços de Referencia, Fontes Gerais e Especializadas, Marketing em Unidades de Informação, Representação Descritiva da Informação, Fontes Gerais e Especializadas, Bibliotecas Publicas e Escolares entre outras.

    O curso tem, ainda aulas de introdução a Economia, Psicologia , Direito, Informática, Teorias de Comunicação.O Estagio curricular é obrigatório e exige-se  uma monografia de conclusão de curso. Além das disciplinas básicas e as de biblioteconomia , o estudante tem de cursar disciplinas da área de psicologia, metodologia de investigação científica e formação e desenvolvimento de colecções .A ESJ e ECA são as instituições que oferecem Licenciatura em Biblioteconomia e Documentação. Ela prepara professores para leccionar em uros de nível técnico.  o curso tem duração media de 4 anos.

Leave a Response