Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Saúde

O que é Geografia Física?

100views

A Geografia Física é um dos ramos da Geografia que estuda os aspectos físicos da superfície do planeta Terra.

O que é (definição)

A Geografia Física, também conhecida como ciência da Terra, é a área de Geografia que estuda o meio físico do nosso planeta.

Os principais elementos que estruturam o meio físico correspondem ao relevo, as águas (rios, mares, oceanos, lagos), ao clima, a fauna, a vegetação e ao solo.

Importância e características da Geografia Física

A superfície do nosso planeta está em constante modificação, principalmente, pela ação do ser humano. A Geografia Física também estuda estas intervenções humanas na superfície terrestre.

Esta área da Geografia é de extrema importância para o entendimento da evolução do nosso planeta e sua situação nos dias atuais. Com o aumento dos problemas provocados pelas mudanças climáticas, provocados principalmente pelo aquecimento global, esta ciência apresenta grande relevância.

Os principais ramos da Geografia Física 

 Geomorfologia: estuda o relevo da Terra. Disciplina estudada dentro da Geologia, Arqueologia, Engenharia Civil e Ambiental.

Climatologia: ciência que estuda o clima e o tempo.

Hidrologia: ramo da Geografia Física que estuda a distribuição e propriedades da água na atmosfera e na crosta terrestre (camada do planeta em que vivemos).

Glaciologia: ciência voltada para os múltiplos fenômenos atuais e passados, relacionados com a extensão, distribuição, características, causas, processos e dinâmicas da água em estado sólido, em todas as manifestações que se apresenta na natureza (neve, granizo, gelo, glaciares, etc.).

Biogeografia: estuda a distribuição dos seres vivos sobre o planeta Terra.

Paleogeografia: estudo da geografia antiga da superfície do planeta Terra.

 Edafologia: ciência voltada para o estudo da composição da natureza do solo e sua relação com as plantas e o entorno.

Zoogeografia: estuda a distribuição geográfica dos animais na superfície terrestre, principalmente suas causas e consequências.

Fitogeografia: estuda a distruição geográfica das espécies vegetais (árvores, arbustos, ervas, plantas, etc.) na superfície terrestre. Também é conhecida como Botânica Geográfica.

Leave a Response