
Os países da América Latina, embora politicamente independentes, desde o Sec. XIX, mantiveram laços de dependência económica em relação as grandes potências capitalistas mundiais.
O anseio dos povos latino-americanos pela democratização e autonomia tem gerado pressões para reformular as estruturas vigentes. Por isso ditaduras militares, movimentos reformistas, revolucionários e guerrilhas caracterizaram o quadro político da América Latina no Sec. XX.
O CHILE
A independência do Chile ocorreu a 18 de Setembro de 1818 na sequência da vitória do argentino José San Martin contra as tropas espanholas. As riquezas minerais do Chile chamaram aos territórios, interesses europeus o que deu origem a conflitos militares como o de 1870 e
Com os subsídios do cobre, o Chile pode instalar um sistema de educação e saúde, o crescimento industrial do país levou ao crescimento da classe operária média o que levou a vitória dos governos de Pedro Cerda e Juan António Rios entre 1937e1946.
Em 1964, Eduardo Frei do Partido Democrático Cristão ,vence as eleições e inicia uma frágil reforma agrária mas não nacionaliza a indústria de cobre , explorado por multinacionais americanas o que lhe custou a derrota nas eleições de 1970.
Eduardo Frei foi substituído por Salvador Allende da Unidade Popular que introduziu várias reformas:
- nacionalizou as minas de cobre e outras 200empresas;
- aumentou o salário dos trabalhadores;
- aprofundou a reforma agrária com a introdução da exploração da terra;
- estatizou a banca e o comércio externo.
Os americanos não gostaram da atitude de Allende e iniciaram uma campanha de descredito, levada a cabo pela CIA.
Finalmente ,em 11 de Setembro de 1973,as forças armadas chilenas sob o comando do General Augusto Pinochet, bombardearam o palácio presidencial Salvador Allende resistiu ate a morte.
Pinochet tomou o poder e estabeleceu uma ditadura, com mortes, prisões, deportações etc. A atitude de Pinochet indignou a comunidade internacional o que levou o país a iniciar um processo de democratização politica, esse processo inicia em 1990e culmina com a realização de eleições presidenciais que foram acompanhadas por uma calmia social e estabilidade económica.
Ao abordar os Movimentos de Libertação Nacional na Ásia e América Latina, queremos que entendas que todos os povos do mundo lutaram pela sua liberdade