Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Historia

O Movimento de Libertação Nacional na América Latina

136views

Os países da América Latina, embora politicamente independentes, desde o Sec. XIX, mantiveram laços de dependência económica em relação as grandes potências capitalistas mundiais.

O anseio dos povos latino-americanos pela democratização e autonomia tem gerado pressões para reformular as estruturas vigentes. Por isso ditaduras militares, movimentos reformistas, revolucionários e guerrilhas caracterizaram o quadro político da América Latina no Sec. XX.

O CHILE

A independência do Chile ocorreu a 18 de Setembro de 1818 na sequência da vitória do argentino José San Martin contra as tropas espanholas. As riquezas minerais do Chile chamaram aos territórios, interesses europeus o que deu origem a conflitos militares como o de 1870 e

Com os subsídios do cobre, o Chile pode instalar um sistema de educação e saúde, o crescimento industrial do país levou ao crescimento da classe operária média o que levou a vitória dos governos de Pedro Cerda e Juan António Rios entre 1937e1946.

Em 1964, Eduardo Frei do Partido Democrático Cristão ,vence as eleições e inicia uma frágil reforma agrária mas não nacionaliza a indústria de cobre , explorado por multinacionais americanas o que lhe custou a derrota nas eleições de 1970.

Eduardo Frei foi substituído por Salvador Allende da Unidade Popular  que introduziu várias reformas:

  •  nacionalizou as minas de cobre e outras 200empresas;
  • aumentou o salário dos trabalhadores;
  • aprofundou a reforma agrária com a introdução da exploração da terra;
  • estatizou a banca e o comércio externo.

Os americanos não gostaram da atitude de Allende e iniciaram uma campanha de descredito, levada a cabo pela CIA.

Finalmente ,em 11 de Setembro de 1973,as forças armadas chilenas sob o comando do General Augusto Pinochet, bombardearam o palácio presidencial Salvador Allende resistiu ate a morte.

Pinochet tomou o poder e estabeleceu uma ditadura, com mortes, prisões, deportações etc. A atitude de Pinochet indignou a comunidade internacional o que levou o país a iniciar um processo de democratização politica, esse processo inicia em 1990e culmina com a realização de eleições presidenciais que foram acompanhadas por uma calmia social e estabilidade económica.

Ao abordar os Movimentos de Libertação Nacional na Ásia e América Latina, queremos que  entendas que todos os povos do mundo lutaram pela sua liberdade

Leave a Response