Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Historia

O Corporativismo em Portugal

77views

Portugal, até 1910 tinha um regime monárquico dirigido pelo Rei D. Manuel II, no entanto, a monarquia foi substituída pela 1ª República a 5 de Outubro, pelos seguintes factores:

  • A humilhação que a burguesia e o povo português sentiu, aquando do ultimato de 1890 decretado pela Inglaterra;
  •  O aumento do custo de vida;
  •  O esbanjamento dos fundos do Estado, que os monarcas faziam em caprichos; etc.

Foi aprovada uma nova constituição em 1911, que garantia algumas liberdades ao povo burguês, dentre elas a liberdade de expressão e de imprensa, separação dos poderes ( Executivo, Legislativo e Judicial ), igualdade social, etc. Contudo, a 1ª República foi caracterizada por uma intensa indisciplina e violência no plano politico; e a economia era caracterizada por falta de infra-estruturas, o que colocava Portugal e sua burguesia na “cauda” da Europa, em termos de desenvolvimento económico.

Esta instabilidade politica e a falta de infra-estruturas, não permitiram a Portugal desenvolvimento desejado pela burguesia, que se via muito atrasado relativamente as suas congéneres do velho continente. Apesar de se ter incrementado a rede dos caminhos de ferro, as estradas eram mal distribuídas, os portos mal equipados e amarinha mercante insuficiente para a satisfação das necessidades da economia portuguesa.

A crise mundial dos pós-guerra também se fez sentir em Portugal, com uma inflação intensa e com a deterioração das condições de vida dos trabalhadores. Esta situação levou, tal como na Itália e Espanha, burguesia reaccionária ditatorial que pusesse fim aos desmandos no seio do governo.

Origem do Salazarismo em Portugal

A situação da violência, indisciplina e atraso económico, que vivia Portugal durante a 1ª República, fez com que a burguesia portuguesa apelasse a existência de um novo governo que garantisse a ordem e prosperidade económica, tal como na Itália de Mussolini. Assim, no dia 28 de Maio de 1926 os militares dirigidos por General Gomes da Costa, depuseram a 1ª República, instalando um regime de ditadura militar de inspiração Fascista, que auto-denominou-se Estado Novo, que veio também a ser conhecido como SALAZARISMO, por alusão ao seu carismático lider António de Oliveira Salazar.

Leave a Response