Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biologia

Niveis de Organização dos Seres Vivos

319views

 A célula é a a unidade da constituição do organismo vivo.  Há seres que são constituídos por uma única célula  – são chamados de seres vivos unicelulares  – que  desempenham todas  as funções  necessárias á vida.

Há contudo ,outros seres constituídos por mais do que uma célula , e por isso , são chamados  por seres vivos pluricelulares . Nos  seres vivos pluricelulares , as células semelhantes do organismo , isto é com forma , dimensão , estrutura e função idênticas estão associadas , constituindo tecidos . Estes por sua  vez , agrupam –se pra formar por exemplo órgãos como o coração , estômago ,olho, etc. Cada órgão   desempenha uma tarefa especifica : por exemplo , o coração

bombeia o sangue ,o estômago digere os alimentos   e os olhos possibilitam a visão . Os diferentes órgãos  associam –se em sistemas como por exemplo , o sistema  circulatório e  o digestivo. Um sistema é um conjunto de órgãos que trabalham para realização de uma  mesma função .   Por fim, o conjunto de sistemas forma organismo. Deste modo, o organismo humano é  constituído por sistemas que, trabalhando conjuntamente , garantem a manutenção da vida. Podemos então dizer que, todo o ser vivo é um ser organizado , ou seja,um organismo.

Sintese:

  • No nosso corpo é possível identificar diferentes níveis de organização que actuam nos processos viais,. Podemos resumir essa organização da seguinte forma:

Células – Tecidos  – Órgãos  – Sistema dos órgãos- Organismo

Referências Bibliográficas 

Acesse mais em:

Leave a Response