Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Biologia

Músculos:Tipos fundamentais de tecido muscular

139views

Os músculos

Metade do peso do corpo humano é formado um tecido constituído por células altamente especializadas contracção e, consequentemente, em produzir movimento .Esse tecido tem o nome de tecido muscular e as células que constituem são chamadas fibras musculares, devido à sua forma alongada, que optimiza as contracções musculares.

Tipos fundamentais de tecido muscular

Quando andamos ou movemos um braço, uma perna ou outra parte do corpo, estamos a contrair um tecido muscular que se prende aos nossos ossos, o tecido estriado esquelético, popularmente chamado de “carne.” Através desses músculos reagimos aos estímulos do ambiente; portanto, é natural que eles executem contracções fortes e rápidas que, geralmente, obedecem à nossa vontade. Por essa razão, são chamados músculos voluntários. No nosso corpo, eles encontram-se, por exemplo, no abdomen, onde sustentam as vísceras, e na pele do rosto, onde são responsáveis pelas mais variadas expressões fisionómicas da nossa face.

O segundo tipo de tecido muscular é chamado tecido muscular liso , porque as suas células não apresentam nenhuma estriação quando vistas ao microscópio óptico. Esses músculos são involuntários e envolvem a parede dos órgãos ocos. Eles são responsáveis, entre outros fenómenos, pelas contracções que deslocam os alimentos ao longo do tubo digestivo, que diminuem o diâmetro das artérias, aumentando a pressão do sangue, que determinam os movimentos do útero durante o parto e que diminuem ou aumentam o diâmetro dos bronquios e bronquiolos.A contracção dos músculos lisos é lenta e não obedece à nossa vontade. Estes músculos são involutários. Por exemplo, é possível observar isso durante um ataque de asma, situação em que a contracção da musculatura lisa das vias respiratórias se torna difícil. Os músculos involuntários também se encontram à volta das glândulas e facilitam a eliminação das secreções, estando em comunicação com os pêlos e cabelos. Quando se contraem, em resposta a um susto ou a um golpe de ar, provocam o eriçamento dos pêlos e cabelos aos quais estão ligados.

Finalmente, o terceiro tipo de tecido muscular é o cardíaco ou miocárdio, localizado no coração. As suas células possuem estriações transversais e têm contracções involuntárias, rápidas e rítmicas .

Boa leitura:

Continue lendo em:

Leave a Response