Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Pedagogia

Importância de Visitas de Estudo

239views

As visitas de estudos é qualquer actividade decorrente do Projecto Educativo de Escola e enquadrável no âmbito do desenvolvimento de projectos curriculares de escola agrupamento e de turma, quando realizada fora do espaço físico da escola e ou da sala de aula.

Na perspectiva de visita de estudo é um dos meios mais utilizados pelos professores para promover a interligação entre a teoria e a prática, a escola e a realidade, ao nível das disciplinas que leccionam. Portanto, as visitas de Estudo são consideradas, tanto pela investigação, como pelo como Currículo Nacional do Ensino Básico, como recursos dotados de inúmeras potencialidades educativas.

As visitas de estudo são uma das estratégias que mais motivam os alunos, dado o seu carácter prático, motivador e propiciador de aprendizagens em liberdade espacial. A componente lúdica que envolve, bem como a relação professor-aluno que propicia, leva a que os seus intervenientes se empenhem na realização da mesma.

Importância das visitas do estudo

As visitas de estudo promovem o “desenvolvimento das relações interpessoais, consubstanciando-se numa melhoria das relações professor/aluno…; desenvolvimento de valores e atitudes de sociabilidade, cooperação, respeito e preservação do património histórico, cultural e natural e, desenvolvimento da capacidade de observação, pesquisa e análise, potenciam a assimilação dos conhecimentos e desenvolvem um conjunto de competências que vão para além dos conteúdos curriculares da disciplina. É trabalhado um conjunto de valores que faz parte da cidadania, aspecto que deve ser valorizado em qualquer área da educação.

As Visitas de Estudo são consideradas, tanto pela investigação, como pelo como Currículo Nacional do Ensino Básico, como recursos dotados de inúmeras potencialidades educativas. De facto, a reestruturação dos currículos tem evoluído atribuindo uma maior relevância à aplicação dos conteúdos à complexidade do mundo envolvente. Para o Departamento do Ensino Básico (2001) despertar o interesse pela realidade envolvente permite aos alunos uma visão geral e alargada das ideias importantes e das estruturas explicativas das diversas disciplinas, bem como dos procedimentos de investigação científica, reforçando o papel de uma cidadania activa, atenta e consciencializada.

A visita de estudo tem múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas; de entre elas destacam-se as que decorrem da relação de proximidade entre professores e alunos. Num outro registo, num outro contexto de trabalho, o clima interpessoal melhora. E, muitas vezes, mais importante que os conhecimentos que se adquirem, são as descobertas mútuas que se proporcionam.

Leave a Response