Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Pedagogia

Importância da Motivação na Aprendizagem

158views

A motivação é fundamental para a aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem. Quando o aluno está desmotivado a sua aprendizagem fica prejudicada. O professor deve ter sensibilidade e estar atento para reconhecer o aluno nessas condições. Só assim ele terá norte para buscar uma fonte de motivação que provoque o querer aprender nesse aluno.

Os motivos activam o organismo na tentativa de satisfazer as necessidades e dirigem o comportamento para um objectivo que suprirá uma ou mais necessidades. Através da motivação, o aluno escolhe, procura, dispara sua energia, capacidade, competência, inteligência, instiga, planeja metas, concretiza objectivos. É, portanto, essencial à aprendizagem e ao crescimento.

Motivos são construções hipotéticas, que são aprendidas ao longo do desenvolvimento humano e servem para explicar comportamentos. As explicações para as acções são determinadas pelas expectativas e pelas avaliações de seus resultados e pelas suas consequências.

Sobre a importância da motivação, GUIMARÃES et al. (2004) citados por FEDER e REIS (2009), relatam que a motivação tem sido avaliada como peça fundamental no nível e qualidade do desempenho e da aprendizagem dos alunos. Para os autores, o aluno motivado se envolve no processo e persiste em tarefas desafiadoras buscando desenvolver novas habilidades. Isso pode fazer com que este supere previsões baseadas em seus conhecimentos prévios e habilidades. Vale ressaltar que para aprender é preciso querer. O problema, no entanto, é como despertar, ou provocar esse querer. O querer é em si é uma necessidade individual e de igual modo à aprendizagem. É o professor o responsável por trazer actividades que possa envolver o aluno, e quando isso acontece o conhecimento torna-se significativo para ele, então o aprendizado acontece.

Referências Bibliográficas

FEDER, Eduardo Gromatzkye REIS, Rafael Ferreira. Caracterização da motivação dos alunos de uma escola particular de São Paulo. São Paulo, 2009.ROCHA, Cláudia Cristina Mendes. A Motivação de adolescentes no ensino fundamental. Lisboa, 2009.

Leave a Response