Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Geografia

Grandes regiões industrializadas e menos industrializadas do Mundo

375views

Distribuição das indústrias na Europa

A Europa ocidental está mais desenvolvida do que a Europa de Leste, antigo bloco socialista. Os países mais industrializados são: A Alemanha, Inglaterra, França, Itália (Norte) e Espanha). Estes países, ainda são ricos em recursos naturais, matéria-prima e fontes de energia, e estão providos de mão-de-obra qualificada, tecnologia de ponta, infra-estruturas para diferentes ramos de produção industrial.

América do Norte Está região está provida de vários recursos naturais de maior valor económico (petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro, etc.), rica em matéria-prima, com uma mão-de- obra qualificada e munida de tecnologia de ponta para diferentes ramos industriais, tais como: as indústrias siderúrgica, metalúrgica, alimentar, electromecânica, petroquímica, militar, telecomunicação via satélite, investigação entre outras. A paisagem industrial na América do Norte localiza-se em Detroit, Los Angels e na região dos Grandes lagos partilhado pelos EUA e Canadá; nas cidades de Chicago, Nova Iorque e Boston (EUA) e em Toronto e Montreal (Canadá) devido a facilidade dos transportes para o resto do mundo.

A Distribuição das indústrias na América Latina

Esta região é constituída por países da América Central e do Sul, os países mais industrializados são Brasil, México e Argentina. Os restantes países dependem do sector primário (agricultura e pecuária), a Venezuela é o maior produtor e exportador do petróleo.

Ásia Oriental

A distribuição das indústrias na Ásia e Oceânia

O Japão e a China são os maiores gigantes asiáticos. Estes dois países tiveram um crescimento muito acelerado no mundo, depois da segunda guerra mundial. Na mesma região, Ásia Oriental, há indústrias emergentes, mais conhecidos por dragões asiáticos ou quatro tigres asiáticos (Taiwan, Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura). Estes países tiveram um rápido crescimento entre as décadas de 1960 e 1990, graças a transferência de tecnologia e alguns sectores de produção do Japão.

Regiões menos industrializadas do Mundo

A África é o continente menos industrializada. Possui apenas pequenos focos industriais da fachada do Golfo da Guine, no norte e na Africa do Sul (Joanesburgo, Pretoria e Cabo).

Protecção e conservação dos recursos naturais

Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral.

conservação da natureza, também chamada ciência da conservação da natureza ou simplesmente conservação, é a designação dada aos princípios e técnicas que buscam a utilização racional dos recursos naturais, ou seja, a proteção desses recursos em uma perspectiva de sustentabilidade, que permite seu uso mas garante sua renovação. A conservação da natureza centra-se na manutenção do bom estado do ambiente natural, incluindo a fauna, a flora, os recursos minerais, a paisagem, os habitats e a biodiversidade, sem contudo excluir o uso humano de todos os ecossistemas.

Leave a Response