Quarta-feira, Setembro 28, 2022
Geografia

Geografia: Conceito, importância e suas principais áreas

85views

O que é Geografia?

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio. É no espaço geográfico que se estabelecem as relações humanas.

O que a Geografia estuda?

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e as relações entre homem e meio que nele se estabelecem, como já salientado. O espaço geográfico encontra-se em constante transformação pelo homem. Vale ressaltar que é complicado limitar o que a Geografia estuda ou não, por ser uma ciência horizontal cujo campo de estudo é bastante amplo, mantendo relações com diversas outras disciplinas, transcendendo então o seu próprio saber.

Sua importância

É primordial compreender a natureza das relações sociais e das relações entre o ser humano e o meio. É por meio delas que conseguimos analisar a dinâmica do mundo, dos povos e dos processos históricos que os influenciam.

Principais áreas da Geografia e exemplos de temas estudados por cada área.

  • Geografia Física: Responsável pelo estudo dos relevos, rios e vegetação do planeta.
  • Geografia Humana: A principal questão dessa área é o estudo da população, com assuntos como o crescimento demográfico, alfabetização e migração.
  • Geografia Política: Estudo das relações políticas e conflitos entre nações.
  • Cartografia: Essa área já foi bastante estudada na antiguidade e ganhou destaque na época das grandes navegações. É a área que trabalha na elaboração e interpretação de mapas.
  • Geografia Ambiental: Estuda as consequências das atitudes humanas no meio ambiente, discutindo assuntos como sustentabilidade e consciência ambiental.
  • Geografia Urbana: Responsável por desenvolvimento das cidades e planejamento urbano. Essa área também é de interesse dos engenheiros e arquitetos, profissionais encarregados do planejamento espacial nas cidades.
  • Geografia Social: Área de extrema importância para os países, é o estudo e análise dos problemas sociais, como a violência, desemprego e falta de habitação, problemas comuns em vários lugares do planeta.
  • Climatologia: Estudo dos climas, temperatura e fenômenos climáticos, como as épocas de seca e enchentes. Essa área é essencial para o planejamento da agricultura, auxiliando a garantir boas safras.
  • Hidrografia: Estudo dos recursos hídricos, dos mares, rios, lagos e oceanos.

Boa leitura.

Leave a Response