Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Teorias de Comunicação

Fundamentos do Jornalismo: Definição, Tipos, Técnicas, Códigos de Ética

51views

Fundamentos do Jornalismo também pode ser uma matéria de referência para quem quer conhecer e mergulhar no mundo do jornalismo ou apenas entender esse jornalismo.

A compreensão dos conceitos jornalísticos tornará os leitores mais críticos na recepção das informações ou na absorção das notícias apresentadas nos meios de comunicação de massa.

História Jornalística: Breve História

Várias literaturas sobre a história jornalística sempre se referem a “ Acta Diurna ” na época romana antiga, especialmente durante o reinado de Júlio César (100-44 aC).

“Acta Diurna” é um quadro de anúncios – uma espécie de jornal mural (bulletin board) ou agora quadro informativo – que é colocado no Fórum Romanum para que seja conhecido por muitas pessoas.

Harfiyah, Acta Diurna é definido como um Registro Diário ou Registro Público Diário.

A Acta Diurna inicialmente continha procedimentos e decisões legais, depois avançava para anúncios de nascimentos, casamentos, decisões reais ou senatoriais e processos judiciais.

Acredita-se que a Acta Diurna seja o primeiro produto jornalístico assim como a imprensa, mídia de massa, ou o primeiro jornal/jornal do mundo. Júlio César foi chamado de “Pai da Imprensa Mundial”.

A palavra ou termo jornalismo tem origem na Acta Diurna . As pessoas que compilam e escrevem informações para publicação na Acta Diurna são chamadas de diurnalistas.

Da palavra diurna vem a palavra du jour (francês) que significa “dia” e journaling (inglês) que significa relatório, depois se desenvolve em jornalismo ou jornalismo .

Em inglês, um jornalista significa a pessoa que faz ou envia uma reportagem.

Entendendo o Jornalismo

Na língua indonésia, jornalismo é um assunto que envolve jornalismo e notícias e artes vocacionais relacionadas a notícias e notícias ( KBBI ).

Jornalismo ( jornalismo ) é definido como “ a atividade ou profissão de escrever para jornais, revistas ou sites de notícias ou preparar notícias para serem veiculadas ”. (atividades ou profissões de redação para jornais, revistas ou sites de notícias ou preparação de notícias para veiculação).

Em um dicionário de inglês, jornalismo é “ A coleta e edição de notícias para apresentações na mídia; escrita projetada para publicação em um jornal ou revista ” ( Merriam Webster ).

As palavras-chave no sentido do jornalismo são notícia e divulgação (publicação).

Assim, na prática, o jornalismo pode ser definido da seguinte forma:

O jornalismo é uma coleção de itens de notícias (reportagem), relatórios de eventos ( reportagem ), redação de notícias ( redação ), edição de cópias de notícias ( edição ) e a apresentação ou disseminação de notícias ( publicação/difusão ) através da mídia.

A definição jornalística acima conforme declarada por Roland E. Wolseley no livro Understanding Magazines (1969): jornalismo é a coleta, redação, interpretação, processamento e disseminação de informações gerais, opinião do público, entretenimento sistemático e confiabilidade para publicação em jornais , revistas e transmissão.

Outros especialistas ou acadêmicos fazem definições jornalísticas, entre outras, como segue:

– O jornalismo é a inteligência em termos de escrita cujo principal objetivo é fornecer notícias/informações ao grande público o mais rapidamente possível e a sua maior difusão ( Adinegoro, Direito da Comunicação Jornalística, 1984 ).

– O jornalismo é um processo de atividades de processamento, redação e divulgação de notícias e/ou opiniões por meio da mídia de massa ( Asep Syamsul M Romli, Da’wah Journalism, 2003 ).

– Jornalismo é uma atividade realizada por uma pessoa no registro, reportagem e divulgação de informações ao público em geral. As informações referidas dizem respeito às atividades diárias ( Astrid Susanto, Mass Communication, 1986 )

– O jornalismo é uma atividade para coletar, processar e divulgar notícias o mais rápido e amplamente possível ao público ( Djen Amar, Journalistic Communication Law, 1984 ).

– O jornalismo abrange todas as formas pelas quais e por meio das notícias e momentos da notícia chegam ao público. O jornalismo abrange todas as formas/atividades realizadas até que um comentário/notícia possa ser entregue ao público ( Fraser Bond, An Introduction to Journalism, 1961 ).

– O jornalismo é uma técnica de gestão da notícia, desde a obtenção do material até a sua divulgação para o público em geral. ( Onong U. Effendi, Ciência, Teoiri e Filosofia da Comunicação, 1993 ).

Jornalismo: Processo, Engenharia, Ciência

Eu costumava interpretar o jornalismo como o processo, a técnica e a ciência de relatar, escrever e disseminar informações reais (notícias) por meio da mídia de massa.

Processo – a “atividade” de relatar, escrever, disseminar informações reais por meio da mídia.
Técnicas – “expertise”, reportagem e redação, expertise ou habilidades cobrindo, escrevendo e apresentando notícias (habilidades)
Ciência – “campo de estudo”, a ciência da comunicação de massa. O jornalismo é o estudo da comunicação através dos meios de comunicação de massa.
Tipos de Jornalismo

Com base nos meios de comunicação utilizados para a publicação ou divulgação de informações, o jornalismo se divide em três tipos:

Jornalismo impresso – o processo de jornalismo na mídia impressa de jornais/jornais, revistas, tablóides.
Jornalismo Eletrônico ( jornalismo eletrônico ) ou Broadcast Journalism ( Broadcast Journalism ) – ou seja, o processo de jornalismo na mídia de rádio , televisão e cinema.
Jornalismo online ou jornalismo online (em redes – ou seja, a divulgação de informações por meio de sites de notícias ou portais de notícias (mídia internet, mídia online, mídia cibernética).
Com base no estilo e no tema das notícias, o jornalismo é dividido em vários tipos:

  • jornalismo de paz
  • jornalismo de guerra
  • jornalismo de desenvolvimento
  • Jornalismo amarelo
  • Jornalismo isca de cliques
  • Jornalismo de Guerra Santa (jornalismo cruzado)
  • jornalismo cidadão
  • jornalismo comunitário
  • Jornalismo investigativo
  • Jornalismo Corporativo (Corporate Journalism)
  • Jornalismo de marca (jornalismo de marca)
  • Da’wah jornalismo, etc.

Entendendo os Jornalistas / Jornalistas

Os jornalistas são chamados de jornalistas ou jornalistas.

KBBI disse que um jornalista é uma pessoa cujo trabalho é encontrar e compilar notícias a serem publicadas em jornais, revistas, rádio e televisão. Os jornalistas também são chamados de jornalistas ou jornalistas.

Jornalistas / Jornalistas são pessoas que exercem atividades jornalísticas rotineiramente (Lei n.º 40/1999 relativa à Imprensa)
Reino Unido: Jornalista, Repórter, Editor, Paper Man, News Man
Qualificações do jornalista:

Cumprir o Código de Conduta ( Códigos de Conduta )
Cobertura de Masterização ( Beat )
Mestrado em Engenharia Jornalística ( J-Skills )
Jornalistas são pessoas que atuam em um meio de comunicação de massa realizando atividades jornalísticas (reportagem e redação de notícias) rotineiramente, obedecendo ao código de ética, dominando o tema de sua cobertura e dominando técnicas jornalísticas, especialmente redação de notícias e entrevistas.

Código de Ética Jornalística

O código de ética jornalística é a ética profissional dos jornalistas. A principal característica dos jornalistas profissionais é obedecer ao código de ética, assim como médicos, advogados e outros profissionais que possuem e obedecem ao código de ética.

A seguir, um resumo do código de ética jornalística:

  • Independente, preciso, equilibrado e sem má fé.
  • Profissional (mostrar identidade; respeitar o direito à privacidade; não subornar; fontes factuais e claras de notícias; nenhum plágio; o uso de certos métodos pode ser considerado para relatar notícias investigativas de interesse público).
  • Equilibrados, não misturam fatos e opiniões que julgam, e aplicam o princípio da presunção de inocência.
  • Não faça mentiras, calúnias, notícias sádicas e obscenas.
  • Não abuse da profissão e não aceite subornos.
  • Tem o direito de se recusar a proteger fontes que não desejam saber sua identidade ou paradeiro, respeitando as disposições do embargo, informações de fundo e “off the record”.
  • Não escreva ou divulgue notícias baseadas em preconceito ou discriminação racial.
  • Respeitar a vida pessoal, salvo o interesse público.
  • Revogue imediatamente, corrija e corrija notícias falsas/imprecisas acompanhadas de desculpas aos leitores, ouvintes e/ou telespectadores.
  • Exercer o Direito de Resposta e o Direito de Correção proporcionalmente.

9 Elementos do Jornalismo

O código de ética jornalística é universalmente listado nos 9 Elementos do Jornalismo apresentados por Bill Kovach e Tom Rosenstiel (2001) em The Elements of Journalism, What New People Should Know and the Public Should Expect (New York: Crown Publishers, 2001) do seguinte modo:

  • A primeira obrigação é a verdade.
  • O jornalismo de lealdade (lealdade) é para os cidadãos (cidadãos).
  • Disciplina de verificação.
  • Os jornalistas devem permanecer independentes.
  • Os jornalistas atuam como monitores.
  • O jornalismo deve fornecer um fórum para críticas, comentários e respostas do público.
  • Tornar as coisas importantes interessantes e relevantes.
  • As notícias apresentadas são abrangentes e proporcionais

Seguir a consciência – ética, responsabilidade moral e padrões de valor.
Mais tarde, Bill Kovach e Tom Rosenstiel acrescentaram o décimo princípio: “os cidadãos também têm direitos e responsabilidades em questões relacionadas com as notícias”.

Engenharia jornalística (J-Skills)

  • Habilidades de Jornalismo (Jornalism Skills) são habilidades especiais ou habilidades em termos de reportagem, redação e edição de notícias, bem como percepção e uso da linguagem jornalística ou da mídia.
  • Técnicas de Reportagem: Observação, Entrevista, Estudo de Literatura. Os jornalistas devem ser bons em entrevistar e observar eventos. Os jornalistas também devem ser confiáveis ​​em pesquisa de dados ou estudos de literatura.
  • Redação de Notícias. Escrever notícias é a principal habilidade de um jornalista.
  • Reportagem de Notícias (para Rádio / TV): Leitura de Notícias, Leitura Falada, Redação de Roteiro de
  • Notícias). Especialmente os repórteres de mídia eletrônica (TV / Rádio) devem ser hábeis em apresentar notícias (apresentação de notícias) diretamente (reportagem ao vivo) ou se tornar um apresentador de notícias no estúdio.
  • Edição Os jornalistas devem ser habilidosos na edição de roteiros antes de serem publicados.
  • Linguagens Jornalísticas. Os jornalistas devem dominar as regras da linguagem jornalística, ou seja, a linguagem da imprensa ou a linguagem dos meios de comunicação, com características concisas, diretas e de fácil compreensão.
  • Praticamente, o jornalismo básico que os jornalistas devem ter é o conhecimento para cobrir os alunos, escrever as notícias, conduzir entrevistas e obedecer ao código de ética.

Linguagens jornalísticas

A linguagem jornalística – também chamada de linguagem da mídia, linguagem da imprensa, linguagem do jornal ou linguagem dos jornalistas – é o estilo de linguagem usado pelos jornalistas para escrever notícias com palavras curtas, compactas, simples, claras e diretas. , e características interessantes.

O especialista em língua indonésia Jus Badudu afirma que a linguagem do jornalismo deve ser simples, facilmente compreendida, organizada e eficaz.

Em resumo: A linguagem jornalística economiza palavras ( economia de palavras ), escolhe palavras e frases curtas, devido ao espaço e duração limitados, inclusive evitando palavras saturadas e palavras redundantes .

Direto: use palavras/frases denotativas, um significado, não ambíguo, e vá direto ao problema ( direto ao ponto ) alias não é prolixo.

Produtos jornalísticos: trabalhos jornalísticos

Em linhas gerais, o produto ou trabalho jornalístico é

Notícia
Opiniões (Visualizações)
Destaque
Notícias é um relatório de evento. Opiniões são escritos contendo opiniões, julgamentos, pensamentos ou análises de um problema ou evento.

Uma característica é a escrita que combina fatos e opiniões ou estilo de escrita típico de escrever obras literárias, como contos ou romances.

Fotos e vídeos são incluídos em produtos jornalísticos se forem fotos e vídeos jornalísticos.

Os tipos de notícias incluem Hard News, Opinion News, Interpretative News, etc.
Tipos de Opiniões incluem Artigos, Editoriais, Colunas, Caricatura, Canto, Ensaios, Científico Popular)
Os tipos de recursos incluem dicas, relatórios de viagens, biografias, perfis, comentários, etc.
Processamento de Notícias: Processo de Produção de Notícias

Planejamento de Notícias
Caça às notícias / Coleta de notícias
redação de notícias
Edição de notícias
Publicação
O processo jornalístico na prática é o planejamento de notícias (por exemplo, reuniões editoriais), cobertura de eventos (incluindo entrevistas), redação de roteiros de notícias, edição e publicação nos meios de comunicação de massa.

Gestão Editorial

Editor-chefe / Editor-chefe / Editor-chefe (+ adjunto, se necessário)
Editor-chefe / Editor-chefe (+ representante, se necessário)
Editor / Editor / Fabric (Responsável pelas Rubricas)
Repórter & Fotógrafo
Correspondente
Colaboradores (incluindo autor e colunista).
O processo de notícias está incluído na gestão editorial. O RH na gestão editorial consiste do editor-chefe aos colaboradores. Tudo é chamado de repórter.

Há jornalistas que serviam – hierarquicamente – editor-chefe, editor-chefe adjunto, redator, coordenador de cobertura, repórter, fotógrafo (fotojornalista), correspondente (jornalista regional) e colaborador, ou seja, jornalistas freelance que são pagos por redação alias não pagos mensalmente como editor-chefe de correspondentes sd.

Mídia jornalística: tipos de mídia de massa

Mídia impressa
Mídia Eletrônica (Mídia Eletrônica)
Mídia Cibernética (Cyber ​​Media)
Os resultados do processo jornalístico ou do trabalho jornalístico são divulgados através dos meios de comunicação de massa que se dividem em três tipos.

A mídia impressa consiste em jornais (jornais, publicações diárias), revistas e tablóides.

A mídia eletrônica consiste em transmissão de rádio, televisão e cinema.

Cyber ​​Media é mídia de massa na internet – conhecida como mídia online, sites de notícias, portais de notícias, sites de notícias ou mídia online

Leave a Response