Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Biologia

Funções vitais da célula

165views

Todos os seres vivos podem se reproduzir e crescer, possuem metabolismo, respondem a estímulos do meio e evoluem. Estas características essenciais a vida ocorrem a nível das células e constituem as funções vitais. 

A palavra “célula” vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por RobertHooke.

A célula é a mais pequena unidade que pode ser isolada e que ainda apresenta todas as características vitais. Cresce e multiplica-se, dando origem a cópias de si própria. É capaz de homeostase e apresenta mecanismos próprios de hereditariedade.

Funções vitais da célula

a) Metabolismo celular

É o conjunto de todos os fenómenos químicos que ocorrem nas células e que são responsáveis pela transformação e utilização de matéria e da energia.

b) Homeostase

É a capacidade que a célula tem de manter constante a sua composição interna, independentemente do que possa ocorrer no meio externo.

c) Contractilidade

É a capacidade da célula se encurtar devido ao encurtamento activo de determinadas moléculas proteicas do seu citoplasma, mantendo o mesmo volume.

d) Irritabilidade

É a capacidade que a célula tem de responder aos estímulos do meio.

e) Divisão celular

É a capacidade que a célula tem de produzir outra célula.

f) Hereditariedade

Leia Também Sobre:

Boa leitura.

Leave a Response