
Todos os seres vivos podem se reproduzir e crescer, possuem metabolismo, respondem a estímulos do meio e evoluem. Estas características essenciais a vida ocorrem a nível das células e constituem as funções vitais.
A palavra “célula” vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por RobertHooke.
A célula é a mais pequena unidade que pode ser isolada e que ainda apresenta todas as características vitais. Cresce e multiplica-se, dando origem a cópias de si própria. É capaz de homeostase e apresenta mecanismos próprios de hereditariedade.
Funções vitais da célula
a) Metabolismo celular
É o conjunto de todos os fenómenos químicos que ocorrem nas células e que são responsáveis pela transformação e utilização de matéria e da energia.
b) Homeostase
É a capacidade que a célula tem de manter constante a sua composição interna, independentemente do que possa ocorrer no meio externo.
c) Contractilidade
É a capacidade da célula se encurtar devido ao encurtamento activo de determinadas moléculas proteicas do seu citoplasma, mantendo o mesmo volume.
d) Irritabilidade
É a capacidade que a célula tem de responder aos estímulos do meio.
e) Divisão celular
É a capacidade que a célula tem de produzir outra célula.
f) Hereditariedade
Leia Também Sobre:
- Quais são as partes de uma célula?
- Conceito e origem da célula
- Algas Unicelulares
- Composição química da célula
- Biologia celular
- Diferença entre célula animal e vegetal
- Diferença entre célula eucariótica e procariótica
- Célula: O que é? Estrutura (Células procariotas e Eucariotas)
Boa leitura.