Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Biologia

Fatores que influenciam a radiação solar

114views

A radiação solar esta sujeita a uma serie de processos e transformações quando alcança a terra. Isso deve-se a uma serie de factores que sãodescritos nesta unidade.

Nebulosidade

A nebulosidade tem uma relação directa com a insolação. A insolação é a quantidade da energia emitida directamente pelo Sol (radiação electromagnética) que incide sobre o solo, na ausência de nuvens. E medida em numero de horas.

Para Ayoade (2003), como citado em Torres e Machado, a distribuição latitudinal da insolação indica que as maiores quantidades de insolação são recebidas nas zonas subtropicais sobre os principais desertos do globo, devido à baixa nebulosidade em comparação com a região equatorial. Os valores de insolação diminuem em direção aos Pólos, atingindo seu mínimo em torno das latitudes de 70º – 80º no hemisfério Norte e de 60º – 70º no hemisfério Sul. Esta diferença entre os dois hemisférios, é decorrente da maior proporção de oceanos em relação aos continentes do hemisfério Sul, ou seja, maior quantidade de água evaporando, significando maior nebulosidade.

Albedo

A radiação solar que atinge a superfície  do globo  e afetada de diverso modos desde a reflecção quase total ate a absorção praticamente completa dependendo da natureza da superfície. O albedo de uma superfície e a razão entre a radiação global reflectida pela superfície e radiação global recebida pela superfície. E expresso em percentagem. A neve fresca e fria atinge valores de 80% e a neve antiga atinge o albedo de 50%. Para florestas fechadas e areia seca os valores oscilam entre 30 e 50%. A água absorve grande parte da radiação quando o sol esta alto e reflecte uma grande parte quando o sol esta muito inclinado.

A subida da temperatura a superfície do globo depende em parte da distancia a que o calor penetra e o calor especifico da substancia. A água tem um calor específico elevado enquanto a areia e as rochas tem um calor especifico baixo.Como resultado a temperatura a superfície da área sobe rapidamente durante o dia e quando deixa de receber radiação solar a noite perde o calor por irradiaçãovai arrefecendo. Assim as superfícies de areia estão sujeitas a grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. O inverso acontece com as superfíciesmarítimas.

Latitude

Quanto maior for o angulo de incidência dos raios solares menor será a massa atmosférica, conseqüentemente, maior será a concentração de energia por unidade de superfície e vice-versa

Assim, na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio), a inclinação dos raios solares é menor resultando em maior aquecimento (temperaturas mais elevadas)

A partir dos trópicos em direcção aos pólos a inclinação dos raios solares vai ser cada vez maior resultando em menor aquecimento (temperaturas mais baixas)

Duração do dia natural

O dia natural e o período em que o Sol se encontra acima da linha do horizonte, ou seja, entre o nascer e o pôr-do-sol. Quanto mais tempo o Sol estiver acima da linha do horizonte maior é a duração do dia, logo maior será a quantidade diária de energia solar recebida por unidade de superfície. Em consequência maior aquecimento e temperaturas mais elevadas

O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre são responsáveis pela duração dos dias e das noites, bem como pela sua variação ao longo do ano e de lugar para lugar.

Leave a Response