Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Geografia

Evolução da população: Quais são os principais factores da evolução da população moçambicana?

77views

A evolução da população moçambicana foi influenciada por um conjunto de factores demográficos, a saber:

− imigração bantu no Século II da N.E.;

− invasão Karanga no Século XIV;

− chegada dos Portugueses no Século XV;

− invasão Ngoni entre 1830 e 1880;

− As calamidades naturais;

− As guerras, entre outros.

a) Imigração bantu no Século II da N.E – Esta imigração afectou numericamente a população Moçambicana. A sua chegada no Século II N.E. alterou o modo de vida nómada da população que vivia em Moçambique, senão vejamos: eles conheciam o uso de ferro, a pratica de agricultura e da pastorícia, introduziram essas actividades no seio desta população que veio a melhorar as suas condições de vida e proporcionar a maior reprodução humana, aumentando o número da população em Moçambique.

b) Invasão Karanga no Século XIV – Os Karanga originários do grande Zimbabué chegaram a Moçambique no Século XIV e introduziram a exploração do ouro e o comércio a longa distância. Estas actividades permitiram melhorar as condições de vida e aumentar o número da população em Moçambique.

c) Chegada dos Portugueses no Século XV – A presença Portuguesa em Moçambique teve repercussões importantes na movimentação da população quer pela sua forte intervenção no comércio de escravos, quer na implantação da agricultura de plantações, quer na monitorização da economia através da venda da força de trabalho para as minas da África do Sul. A entrada dos Portugueses no comércio de escravos transformou os chefes africanos em agentes de recrutamento e venda de escravos criando instabilidade e fuga das populações.

d) Invasão Ngoni entre 1830 e 1880 – O povo Ngoni vivendo no norte de Moçambique é afectado por uma seca cíclica a partir de 1830. Esta seca provocou fome e instabilidade entre vários chefes e suas populações resultando na sua emigraram para o sul de Moçambique e formaram o famoso Império de Gaza.

e) As calamidades naturais – particularmente a seca, as cheias e a consequente fome cíclica que periodicamente vêm assolando o país, afectam negativamente as características demográficas da população.

f) As guerras – tanto as tribais no passado, como as registadas mais recentemente contribuíram para o actual panorama demográfico no país.

Leave a Response