Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Curiosidades

Eucalipto: o que é? História, folha e sua importância

123views

Eucalipto (“bem coberto”) é um género de plantas com flor da família Myrtaceae que agrupa as espécies conhecidas pelo nome comum de eucalipto, ainda que o nome se aplique a outros géneros de mirtáceas, nomeadamente a algumas espécies arbóreas dos géneros Corymbia e Angophora. O género inclui mais de 700 espécies, quase todas originárias da Austrália. Adaptados a praticamente todas as condições climáticas, os eucaliptos caracterizam a paisagem da Oceânia de uma forma que não é comparável a qualquer outra espécie, noutro continente.

História

A primeira descrição botânica do género foi da responsabilidade do Charles Louis L’Héritier de Brutelle, em 1788. O nome do seu género, que poderia ser traduzido do grego como “boa cobertura” faz referência à capa que cobre os órgãos reprodutores da flor, até que cai e os deixa a descoberto. Os frutos são lenhosos, de forma vagamente cónica, contendo válvulas que se abrem para libertar as sementes.

Folha

Quase todos os eucaliptos têm folhagem persistente, ainda que algumas espécies tropicais percam as suas folhas no final da época seca. Tal como outras mirtáceas, as folhas de eucalipto estão cobertas de glândulas que segregam óleo – este género botânico é, aliás, pródigo na sua produção. Muitas espécies apresentam, ainda dimorfismo foliar. Quando jovens, as suas folhas são opostas, de ovais a arredondadas e, ocasionalmente, sem pecíolo. Depois de um a dois anos de crescimento, a maior parte das espécies passa a apresentar folhas alternadas, lanceoladas a falciformes, estreitas e pendidas a partir de longos pecíolo.

Importância

Eucalipto é utilizado para transportar a corrente eléctrica, isto é, é utilizado como poste. Além de transportar energia, também é utilizado para usada no fabrico de papel, carvão vegetal e madeira.

Leave a Response