Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Curiosidades

Encontrou o primeiro fio de cabelo branco? Saiba o que você pode fazer

202views

É comum que as pessoas fiquem em dúvida do que fazer ao ver o primeiro fio de cabelo branco aparecer na cabeça. Afinal, é melhor cortar, tingir ou deixá-lo lá, natural?

A seguir, o tricologista Adriano Almeida, de São Paulo, explica por que os fios brancos surgem e qual a melhor forma de lidar com eles.

1.Por que o fio de cabelo branco surge?

De acordo com o profissional, o fio de cabelo branco aparece por causa de um fenômeno anatômico chamado apoptose. Trata-se da morte celular programada do melanócito, ou seja, da célula que produz a melanina, pigmento que dá a cor aos pelos e a pele.

“A melanina, por sua vez, é uma proteína produzida dentro do citoplasma dos melanócitos constantemente, até o momento de sua parada”, complementa o médico.O tricologistaressalta, ainda, que o momento em que os fios começam a ficar brancos é determinado geneticamente.

“Porém, sempre que houver dúvida a respeito de seu surgimento, deve-se buscar alguma alteração metabólica no sentido nutricional”, ele ressalta. Isso porque a baixa ingestão de cobre pode levar a um embranquecimento precoce dos cabelos. Isso, porém, é raro.

2.O que fazer quando achar um fio branco

Ao contrário do que muita gente pensa, arrancar o fio de cabelo branco não ajudará em nada a retardar o aparecimento dos demais fios grisalhos.

“Esta atitude apenas diminuirá a quantidade de cabelos. Ela não vai solucionar a canície, que é o nome dado aos cabelos brancos”, aponta Almeida.

“Arrancar os cabelos, portanto, pode levar a uma alopecia por tração. Se esta ação for frequente, ainda pode levar a uma ausência definitiva dos cabelos”, completa.

Para quem deseja retardar o processo da canície, o médico indica o consumo de alimentos ricos em cobre, como frutos do mar e chocolate amargo, por exemplo.

“Dosar o cobre no sangue e repor quando necessário pode ajudar a retardar o aparecimento dos fios brancos”, aponta o tricologista.

Por fim, ele ainda ressalta que, diferente do que é popularmente dito, o estresse também não tem o poder de deixar os cabelos brancos. Este quadro, contudo, pode fazer com que os fios caiam mais depressa e com maior frequência.

“Como os fios sem cor são mais espessos, eles demoram mais a cair, dando a impressão de que os cabelos ficaram mais brancos”, complementa Almeida.

Leave a Response