Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Saúde

Dores de cabeça (cefaleias) e enxaqueca

62views

Uma simples dor de cabeça pode passar com repouso e AAS ou paracetamol ou mesmo com um pano molhado em água fria colocado na nuca ou uma massagem suave (esfregar) na nuca e nos ombros pode aliviar a dor.

Saiba mais sobre: Alimentos que podem causar dores de cabeça

Para uma simples dor de cabeça ou tensão, os remédios caseiros funcionam tão bem como os medicamentos modernos. Remédio caseiro,AAS.

Há muitas causas de dor de cabeça. A dor de cabeça é frequente em qualquer doença que cause febre, por exemplo malária. Uma dor muito forte, pode significar meningite. Procure os sinais de meningite, incluindo rigidez da nuca . A dor de cabeça causada por sinusite pode ser acompanhada por corrimento nasal.

Frequentemente, a dor de cabeça está ligada a ansiedade (nervosismo). Neste caso, a dor é crónica, bilateral, criando sensação de “peso”, de  “aperto” ou de “ferida” que se acentua com determinadas actividades  (ler, escrever) ou situações emocionais (entrar no serviço). 

Leia mais: Cefaleia: veja causas da dor de cabeça e como tratá-la

A resposta aos analgésicos nestes casos é geralmente fraca. Tratar com aconselhamento. Técnicas de relaxamento podem também ajudar. Dores de cabeça que se repetem com frequência, podem ser sinal de doença crónica. Se a dor não passa, deve transferir o doente para uma unidade sanitária com mais recursos.

A enxaqueca é uma dor de cabeça forte, de carácter latejante, muitas vezes acompanhada de náusea e vómitos, ou sensibilidade à luz. Algumas vezes aparece dum só lado da cabeça. Pode durar 6 a 48 horas.Às vezes o ataque começa com perturbações visuais, tais como cintilações em frente dos olhos. A enxaqueca provoca muitas dores, mas não é perigosa. Um ataque de enxaqueca pode ocorrer muitas vezes, ou apenas 1 vez por mês ou por ano.

A enxaqueca pode ser precipitada por muitas causas: certas comidas e bebidas, stress, menstruação. Deve-se aconselhar o doente a identififi car e afastar as causas que precipitam o ataque, como por exemplo: comida e bebida, stress.

Veja mais sobre : Chá de folha de manga: Benefícios que você precisa conhecer. Chás: Conheça os benefícios e diferentes tipos

Quando surgem os primeiros sintomas de enxaqueca aconselhar:

  • Deitar-se num lugar escuro e sossegado.
  • Relaxar o melhor possível.
  • Não pensar nos problemas.
  • Tomar muitos líquidos.
  • Colocar na testa um pano molhado em água fria.
  • Tomar um analgésico: AAS, paracetamol, ibuprofeno ou diclofenac,AAS

A terapia é mais eficaz se iniciada logo que surgem os primeiros sintomas de enxaqueca.

Se os doentes sofrem de enxaquecas graves e frequentes, devem ser transferidos para uma unidade sanitária com mais recursos. Medicamentos mais fortes podem ajudar.

Fonte: Fonte: David Werner, Carol Thuman, Jane Maxwell. Onde Não há Medico. Londres, 2009

Leia as nossas temáticas em : Leia e aprenda .com

Leave a Response