Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
Saúde

Doenças Virais: Gripe, hepatite, herpes, poliolmielite e raiva

63views

Vírus causadores de doenças humanas podem ser de DNA ou RNA, geralmente infectando as células ao penetrar não só o ácido nucleico, mas também sua cápsula. Quando estes são envelopados, tal estrutura se incorpora na membrana plasmática da célula invadida.

Abaixo, o nome e as características de algumas destas doenças:

Gripe: coriza, entupimento do nariz, tosse, espirros e febre são seus principais sintomas. O contágio se dá pelo contato com o vírus eliminado por gotículas de saliva, e excreções nasais. A vacinação é recomendada a idosos, crianças, indígenas e indivíduos imunocomprometidos.

Hepatite: é caracterizada por inflamação do fígado, causando icterícia, náuseas, febre, vômitos, dentre outros. Pode ser transmitida via relações sexuais e sangue contaminado (hepatite B e C), ou por água e alimentos contaminados (hepatite A).

Herpes: o DNA vírus envelopado e de cadeia dupla, herpes simples, é transmitido quando um indivíduo tem contato com as vesículas avermelhadas que as caracterizam – ou com objetos que tiveram contato com essas.

Poliomielite: o enterovírus responsável por esta doença, formado por RNA e não envelopado, pode causar uma simples febre e mal estar; ou evoluir, em casos mais raros, para um quadro no qual o sistema nervoso é afetado. Nestas situações, pode causar paralisia no indivíduo. Ingestão de alimentos contaminados, ou contato com a saliva de alguém acometido pela poliomielite são as principais formas de contágio. Sua vacina é bastante eficiente.

Raiva: doença fatal quando não tratada imediatamente com soro e vacina específicos. O RNA vírus, envelopado e de cadeia simples, atinge o sistema nervoso, sendo transmitido pela mordida, lambida, ou arranhadura de mamíferos, como cães, gatos e morcegos. Espasmos, comportamento agressivo, taquicardia e dor ao deglutir são seus principais sintomas.

Leave a Response