Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Saúde

Doenças causadas por uma má alimentação

111views

É necessário ter uma boa alimentação para que uma criança se desenvolva bem e as pessoas se mantenham saudáveis e com boa disposição para o trabalho e outras actividades do dia-a-dia. Muitas doenças comuns ocorrem porque as pessoas não comem as quantidades necessárias dos vários tipos de alimentos que o organismo necessita.

Saiba mais sobre : Prevenção de infecções nas unidades sanitárias: Conheça os riscos de transmissão de infecções, Saiba como reduzir os riscos nos serviços de saúde

Se uma pessoa fica fraca ou doente porque não tem uma dieta completa ou porque não come o suficiente, diz-se que ela está mal alimentada, desnutrida ou  malnutrida. Esta pessoa sofre de desnutrição ou malnutrição. Neste artigo vai-se utilizar o termo malnutrição.

A malnutrição é uma das causas mais comuns dos seguintes problemas de saúde:

EM CRIANÇAS

  • não crescem ou não ganham peso normalmente ;
  • atraso no andar, na fala, ou no raciocínio;
  • barriga grande (distendida);
  • braços e pernas magras;
  • as doenças e infecções comuns persistem e muito frequentemente causam a morte
  • falta de energia, a criança está triste e não brinca;
  • pés, rosto, e mãos inchadas,muitas vezes com feridas ou lesões na pele;
  • perda de cabelo, cabelo alisado, esticado, sem brilho ou sem cor
  • dificuldade de visão à noite, olhos secos, cegueira

Veja tambem :Quais são os erros mais perigosos na utilização dos medicamentos?

EM CRIANÇAS E ADULTOS

  • fraqueza e cansaço;
  • perda de apetite;
  • anemia;
  • feridas no canto da boca;
  • língua ferida ou dolorosa;
  • perda de sensibilidade ou “ardor” nos pés;
  • magreza extrema (pele e osso).

A malnutrição durante a gravidez causa fraqueza e anemia na mãe e aumenta o risco de ela morrer durante ou após o parto. Também pode ser causa de aborto, nado-morto, ou de o bebé nascer com baixo peso (<2,5 kg), ou com defeitos.

Comer correctamente ajuda o organismo a proteger-se das doenças.

Não comer bem pode ser a causa dos problemas de saúde acima menciona dos. Além disso, a malnutrição enfraquece a capacidade do corpo para se proteger de todo o tipo de doenças, principalmente as infecciosas:

As crianças malnutridas têm um risco muito maior de ter diarreia grave, e morrer, do que as crianças bem nutridas. Nas crianças malnutridas o sarampo é muito perigoso.

A tuberculose é mais frequente e mais grave nas pessoas malnutridas. Uma pessoa com SIDA precisa de comer bem. Se não comer bem, será muito mais difícil resistir às infecções oportunistas . A constipação é mais grave e prolonga-se por mais tempo em pessoas malnutridas.

Comer correctamente ajuda o doente a melhorar.

Uma boa alimentação não só ajuda a evitar doenças, como também ajuda o organismo a combater a doença e a ficar saudável. Por isso, quando uma pessoa está doente, é muito importante que tenha uma boa alimentação. Para detalhes sobre a alimentação duma pessoa doente, pode-se consultar seguinte artigo: Alimentação para ajudar na Recuperação de Doentes.

Infelizmente, algumas mães deixam de dar alimentos nutritivos à criança quando esta está doente ou com diarreia – por isso, a criança fica ainda mais fraca, não consegue combater a doença e pode morrer.

As crianças doentes  necessitam duma alimentação nutritiva! Se uma criança doente não quer  comer, deve ser encorajada a fazê-lo.

Muitas vezes os sinais de malnutrição aparecem quando a pessoa adoece com outra doença. Por exemplo, uma criança que está com diarreia há vários dias, pode aparecer com o rosto, as mãos e os pés inchados, com pintas escuras, oucom feridas nas pernas. Estes são sinais de malnutrição grave. A criança necessita duma boa alimentação e de comer com mais frequência. É preciso dar-lhe de comer muitas vezes ao longo do dia.

Durante e após qualquer doença, é muito importante comer bem.

Nota : COMER BEM E MANTER-SE LIMPO SÃO AS MELHORES GARANTIAS PARA SE TER UMA BOA SAÚDE

Fonte: Fonte: David Werner, Carol Thuman, Jane Maxwell. Onde Não há Medico. Londres, 2009

Acesse no nosso site Leia e aprenda .com clique na categoria Saúde para obter mais informação sobre a mesma. Veja alguns artigos por exemplo ,sobre:

Leave a Response