Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biologia

Diferença entre células procarióticas e eucarióticas

105views

É possível encontrar diferença entre as células procarióticas e eucarióticas, basicamente, no que diz respeito ao seu núcleo e à presença de certas organelas. Ao analisar esses critérios, pode-se afirmar que as células procarióticas são mais simples do que as células eucarióticas. A seguir, vamos conhecer um pouco mais acerca desses dois tipos de células e nos aprofundar nas principais diferenças existentes entre eles.

Células procarióticas e eucarióticas
As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos e, apesar de suas diferenças, apresentam algumas partes básicas, como a membrana plasmática, envoltório que delimita a célula; citoplasma, região delimitada pela membrana e formada por uma matriz gelatinosa chamada de citosol; e material genético, o qual pode estar ou não delimitado por uma membrana, formando o núcleo. Essa última característica é essencial para a classificação das células em dois grandes grupos: células procarióticas e eucarióticas.

Células procarióticas
As células procarióticas são células encontradas em organismos pertencentes ao Domínio Bacteria e Domínio Archaea, como bactérias e cianobactérias. A principal característica dessas células é a ausência de um núcleo definido, ou seja, não há a presença de uma membrana nuclear envolvendo o material genético dessa célula, estando esse material disperso no citosol. O local onde o DNA das células procarióticas é encontrado é chamado de nucleoide. O termo procariótico vem do grego pro, que significa antes ou primeiro, e karyon, que significa núcleo.

O DNA das células procarióticas está organizado em cromossomos circulares, os quais estão associados com poucas proteínas se comparados com os cromossomos eucarióticos. Geralmente, os procarióticos apresentam um cromossomo único circular e moléculas circulares menores, denominadas de plasmídeos, que contém apenas poucos genes.

Além da ausência de núcleo celular, as células procarióticas não possuem organelas envoltas por membrana, o que significa que essas células carecem, por exemplo, de mitocôndrias, retículo endoplasmático e complexo golgiense. Os ribossomos estão presentes nessas células, entretanto, essas estruturas, relacionadas com a síntese de proteínas, são menores que aquelas presentes nas células eucarióticas.

Quando comparadas às células eucarióticas, as células procarióticas são também menores. No que diz respeito ao citoesqueleto, observa-se a presença, nas células bacterianas, de fibras que formam uma estrutura semelhante ao citoesqueleto eucariótico. Para saber mais sobre esse tipo de célula, acesse: células procarióticas

Células eucarióticas
As células eucarióticas são células encontradas nos seres vivos do Domínio Eukarya, como protozoários, animais e plantas. Essas células destacam-se pela presença de um núcleo verdadeiro, ou seja, a região onde o material genético encontra-se é delimitado por membrana, a membrana nuclear ou carioteca, por essa razão o termo eucariótico vem do grego eu, que significa verdadeiro, e karyon, que significa núcleo.

Os cromossomos eucarióticos são formados por cromatina, que é constituída por DNA, histonas (proteína) e outras proteínas. Diferentemente das células procarióticas, que apresentam cromossomos circulares, os cromossomos eucarióticos são lineares.

Nas células eucarióticas observa-se uma grande variedade de organelas membranosas, sendo possível verificar a presença de estruturas, como complexo golgiense, mitocôndrias, cloroplastos (célula vegetal) e outras estruturas ausentes em células procarióticas. Os ribossomos, assim como nas células bacterianas, aparecem nas células eucarióticas, entretanto, esses são maiores e apresentam diferenças em sua composição.

De uma maneira geral, podemos perceber que as células eucarióticas apresentam estrutura mais complexa do que as células procarióticas. Além disso, não podemos nos esquecer de que as células eucarióticas são maiores do que as células procarióticas.

A fim de ter um conhecimento mais aprofundado , leia:

Leave a Response