Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Curiosidades

Dicas para cuidar da voz a nível profissional

36views

É claro que todas as pessoas devem cuidar da voz, mas especialmente aquelas que trabalham com ela a nível profissional. Da mesma forma que atletas de elite precisam de treinamento específico, existem certos profissionais que precisam exercitar mais a voz. É o caso dos professores, dos locutores de rádio, dos comerciais, dos atores e, claro, dos dubladores.

Em geral, qualquer pessoa que, dada a sua ocupação profissional, se veja obrigada a submeter a voz a um esforço extra. Nesta área, quem pode nos ajudar são os especialistas em otorrinolaringologia e foniatria . Isso pode nos ensinar cuidados básicos com a voz. Por exemplo, para aquecer, alongar, elastificar e hidratar localmente as vias aéreas e a laringe para obter o máximo da voz com o mínimo de esforço. Da mesma forma, esses especialistas nos darão instruções para evitar ou retardar possíveis patologias vocais.

Dicas de cuidados com a voz

  • Descanso: após o uso prolongado da voz, é fundamental não falar para descansar. O ideal é respeitar quinze minutos de silêncio total.
  • Não pigarreie: sabemos que é um gesto muito frequente, mas é 100% contraproducente. Em vez disso, é preferível tomar pequenos goles de água e, se for necessário pigarrear, tossir, mas não pigarrear.
  • Tome remédio com a cabeça: leia muito bem as contraindicações dos remédios. Por exemplo, psicotrópicos e anti-histamínicos secam a mucosa, inibindo sua vibração. Por outro lado, os anticoncepcionais podem alterar a mucosa e o tecido vascular das cordas vocais.
  • Pratique esportes com cautela: evite peso. É preferível fazer mais repetições de um exercício com menos peso.
  • Aqueça a voz: por exemplo, você pode aproveitar o banho matinal para cantarolar e aquecer a voz.
  • Hidratação: é recomendado beber pelo menos dois litros de água por dia, principalmente quando a voz estiver abusiva. Claro, evite bebidas e alimentos com mentol ou eucalipto.
  • Combate o Refluxo: Problemas do trato digestivo, como refluxo gástrico ou digestões lentas e pesadas, às vezes causam distúrbios na voz.
  • Tomar pectina local ou vitamina E: um gesto simples como comer uma maçã com casca enquanto você está fazendo uma atividade de fala ajudará a lubrificar suas cordas vocais.

Leave a Response