Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Biologia

Definição de solo, Tilpologia , Constituição, Funções e suas Características

138views

 

O solo é definido como um corpo naturalcomposto por substâncias orgânicas e inorgânicas presente na superfície terrestre e oriundo da desagregação das rochas.

Tipologia dos solos

Os tipos de solo variam de acordo com a localização, seu processo de formação e as condições do ambiente onde ele se formou. Alguns tipos mais comuns são:

  • Solos arenosos: com muita presença de areia e pouca umidade, são comuns em regiões tropicais. Micro-organismos e plantas vivem com mais dificuldade neles devido à ausência de água.
  • Solos argilosos: são menos arejados e mais compactados, portanto, são mais úmidos, pois a água fica retida por mais tempo neles devido à sua lenta infiltração.
  •  Solos Organossolos : ao contrário dos solos arenosos, os orgânicos são extremamente férteis em razão da elevada quantidade de nutrientes neles existente, o que ocorre graças à decomposição de plantas, corpos de animais e micro-organismos.
  • Solos áridos :são aqueles solos que se formaram ou se transformaram em regiões com baixos índices de chuvas, com pouquíssimas quantidades de água. Sofrem bastante com as ações do intemperismo e costumam ser pouco férteis.
  • Latossolos: solos minerais cuja coloração varia de acordo com os tipos de minerais predominantes. Podem ser vermelhos, amarelos e alaranjados. Apresentam muitos desgastes em suas superfícies e são suscetíveis a erosões.

Os Solos são constituídos em três fases:

O solo é definido como um corpo naturalcomposto por substâncias orgânicas e inorgânicas presente na superfície terrestre e oriundo da desagregação das rochas.

Sólidos (minerais e matéria orgânica), fase liquida (soluções do solo), fase gasosa (ar).

Fase sólida- e formado por materiais sólidos orgânicos ou minerais, que variam quanto a sua composição química.

Fase liquida- e formado pela água do solo com substâncias dissolvidas, sendo designada por soluções do solo.

Fase gasosa- e a atmosfera do solo.

Funções do solo

O solo suporta o crescimento vegetal proporcionando o meio para o desenvolvimento das raízes, fornecendo água e nutrientes para a planta.

  • Recicla resíduos e tecidos mortos animais e vegetais, tornando de novo disponíveis os elementos constituintes.
  • Fornece nichos ecológico onde vivem milhões de seres vivos, pequenos  desde os mamíferos, fungos e bactérias.
  • Controla o movimento e a qualidade da água nas bacias hidrográficas.

Características do solo

  •  Protege a planta de substâncias tóxicas resultante da actividade do homem, produzida por plantas ou microorganismos ou mesmo por reacções químicas que ocorrem espontaneamente no solo.
  • Impede grandes flutuações da temperatura, protegendo as cementes e as raízes de temperaturas extremas que, de outro modo seriam letais; as transpiram enormes massas de água, estando dependente do seu fornecimento das raízes.

Leave a Response