Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Teorias de Comunicação

Convergência de mídia segundo especialistas e seu efeito sobre o público

54views

 Em geral, a convergência de mídia é definida como a fusão dos meios de comunicação de massa com a tecnologia digital em desenvolvimento. Vários tipos de mídia, como revistas, jornais, rádio, televisão são combinados em uma única plataforma. A própria convergência da mídia surge junto com o desenvolvimento da tecnologia, especialmente a mudança da tecnologia analógica para a digital. A internet com suas diversas plataformas se tornou um novo estilo de vida para as pessoas. A convergência de mídia é capaz de combinar os três elementos ‘C’ que consistem em computação, comunicação e contente.  Veja também: Teoria do Agenda Setting na Comunicação

Convergência de mídia segundo especialistas

Junto com o desenvolvimento dos padrões de comunicação de massa, muitos estudos foram realizados para capturar esse fenômeno, especialmente no que diz respeito à convergência de mídias. As definições e explicações da convergência de mídia foram dadas por especialistas. Anteriormente, especialistas apontaram o efeito da mídia de massa. Aqui estão algumas das opiniões de conhecidos especialistas em convergência de mídia

  1. Convergência da mídia segundo Henry Jenkins

Em 2006, Henry Jenkins definiu convergência de mídia como o fluxo de conteúdo em várias plataformas de mídia, colaboração da indústria com a mídia e atividades de migração de mídia. Esse fenômeno ocorre devido ao surgimento da tecnologia digital e das novas mídias. Leia sobre: O QUE É MÍDIA PROGRAMÁTICA E COMO USAR PARA SUA EMPRESA

Essas duas coisas permitem que o público obtenha informações em várias plataformas ao mesmo tempo. Ele também explicou que convergência de mídia também significa a capacidade da mídia de entregar várias formas de conteúdo ao público. Por exemplo, um PC ou laptop agora pode ser usado para obter informações de notícias, assistir a filmes, enviar e-mails, comunicações de voz e muito mais. Este é um exemplo de como um meio pode ser usado para várias atividades, incluindo a realização de vários tipos de conteúdo de informação. Jenkins disse que a convergência da mídia aconteceria demais à medida que a tecnologia e os estilos de vida humanos mudassem.

A informação fluirá de forma mais rápida e flexível com a convergência das mídias. Com a convergência da tecnologia, um único gadget é capaz de fazer muitas coisas, como fazer ligações, enviar e-mails, assistir a vídeos, ler livros e muito mais. Essa convergência também afeta a economia da própria sociedade.

  1. Convergência de mídia de acordo com a falha

Um especialista chamado Flow formulou uma teoria de convergência de mídia. Segundo ele, a convergência midiática consiste em três pontos importantes, computação e tecnologia da informação, redes de comunicação, e conteúdo digital. Essa teoria explica que a convergência da mídia está intimamente relacionada às mudanças industriais, onde a indústria está se tornando mais dinâmica e dependente da tecnologia. Essas mudanças podem ocorrer na forma de mudanças na mídia de informação, mudanças na forma de se comunicar, mudanças na mídia impressa e mudanças no uso da mídia digital. Leia também: Convergência de mídia segundo especialistas e seu efeito sobre o público

Os participantes do mercado verão a convergência de mídia como uma oportunidade para desenvolver seus produtos. As empresas do setor de entretenimento, por exemplo, tentarão integrar diversos tipos de conteúdo em seus produtos e serviços. Uma empresa de televisão, por exemplo, pode desenvolver outros produtos como rádio, portais de sites, videogames e outros. A convergência de mídia e a convergência de tecnologia são capazes de mudar o estilo de vida de uma pessoa, que posteriormente muda a maneira de pensar dos players da indústria.

Leia também:Teoria do Agenda Setting na Comunicação

Convergência tecnológica

Como explicado anteriormente, a convergência de mídia tem uma forte relação com a convergência tecnológica. De acordo com Burnett e Marshall , a convergência de mídia é a fusão da mídia, da indústria de telecomunicações e de todas as formas de mídia de comunicação em formato digital. Eles mencionaram que a convergência de mídia está intimamente relacionada ao processo de digitalização.

Outros especialistas, nomeadamente Grande e Wilkinson, argumentam que a convergência de mídia tem uma grande influência em dois tipos de tecnologia, ou seja, tecnologia digital e redes de computadores. A própria convergência da tecnologia ocorre devido a vários motivos. O ponto principal na convergência tecnológica é a mudança da tecnologia de analógica para digital. Essa mudança de analógico para digital é impulsionada por várias coisas, como segue:

  • Há avanços na tecnologia digital para que os custos exigidos sejam cada vez mais baratos.
  • O custo de construção de infraestrutura de rede digital é menor.
  • Mídia de rápido crescimento. A mídia também se tornou mais dinâmica.
  • Alto crescimento de usuários. À medida que a tecnologia se desenvolve e as informações fluem rapidamente, o uso da mídia também aumenta.

Os quatro acima são os principais fatores que impulsionam o processo de digitalização, especialmente em termos de mídia.

Nova mídia emergente

A convergência das mídias terá, é claro, o efeito do surgimento de novas mídias. Sabemos de antemão que a imprensa tem um papel importante na sociedade como afirma o teoria da imprensa . A mídia convencional, como jornais e revistas, deve enxergar oportunidades para desenvolver seus negócios junto com o desenvolvimento da tecnologia digital. Os participantes da indústria de mídia percebem que sua presença no mundo digital aumentará seus negócios.  Leia também sobre :15 Teoria da Comunicação Política Segundo Especialistas e Suas Explicações

A convergência de mídia permite a integração na indústria de mídia na forma de mídia impressa, mídia de transmissão e internet/mídia digital. Essa integração tem a capacidade de entregar um conteúdo mais rápido, diversificado e dinâmico.

A mídia convencional é o que então se desenvolve na mídia digital. Essa diversificação da mídia levou ao surgimento de novas mídias. Existem muitos exemplos de convergência de mídia, como Time, Liputan 6, Kompas, Media Indonesia, Trax FM e muitos outros.

Uma das novas mídias usadas pela comunidade em geral são os aplicativos em smartphones ou comprimidos. Aplicativos de notícias, por exemplo, são capazes de fornecer um fluxo mais rápido de entrega de informações ao público. Isso também incentiva os atores de mídia a trabalhar de forma mais dinâmica e em tempo real. Com a facilidade de acesso às notícias, o público certamente exige notícias mais rápidas atualizações de acordo com os desenvolvimentos no campo. Isso é o que muitas vezes é chamado de jornalismo online. O novo tipo de mídia on-line geralmente é capaz de fornecer notícias rápidas, mas menos precisas. Devido às demandas de tempo, as funções do editor são mínimas nesta nova mídia.

Efeitos da Convergência de Mídia

A presença da convergência midiática certamente tem impactos positivos e negativos na indústria e no público em geral. A seguir estão os impactos positivos que a convergência de mídia pode ter

  • Melhorar o acesso à informação. Com a plataforma online, agora é mais fácil para as pessoas acessarem notícias e outros conteúdos na internet. Isso é muito útil para quem acha difícil conseguir mídia impressa, canais de TV ou rádio devido a restrições geográficas.
  • Faça uma variedade de escolhas. A convergência de mídia também incentiva novas mídias e conteúdo mais diversificado. Isso dá aos usuários flexibilidade no acesso às informações usando a plataforma de sua preferência.
  • Entrega de informações mais rápida e tempo real.
  • Aumentar as oportunidades de trabalho na área de tecnologia da informação.
  • Aumentar a facilidade de acesso a conteúdos e informações. Com a convergência de mídia, as pessoas conseguem obter mais de um tipo de conteúdo da mesma mídia.
  • Comunicação interativa. Com a convergência de mídia, os usuários podem ser mais ativos em comentários e sugestões sobre as informações e conteúdos fornecidos.

Embora tenha muitas vantagens, a convergência de mídia também traz vários impactos negativos, como segue:

  • Declínio na indústria de mídia impressa. Com mídias online de mais fácil acesso, as mídias impressas como jornais ou revistas começaram a ser abandonadas por seus clientes.
  • Perda de emprego. Referindo-se ao primeiro ponto, o declínio da indústria de mídia impressa pode ter um impacto na perda de empregos para pessoas na mídia impressa.
  • Dependência da tecnologia digital. A existência da convergência da mídia também mudou o estilo de vida das pessoas, tornando-as cada vez mais dependentes de aparelhos. O fácil acesso à informação tem a oportunidade de tornar os usuários mais preguiçosos.

Exemplos de Convergência de Mídia

Existem muitos exemplos de convergência de mídia que ocorreram tanto internacionalmente quanto na Indonésia. Aqui está um exemplo de convergência de mídia bastante popular.

Kompas é uma das mídias mais influentes da Indonésia. Anteriormente, a Kompas estava presente na mídia impressa na forma de jornais publicados diariamente. Junto com o desenvolvimento da tecnologia, a Kompas convergiu a mídia ao lançar o portal de notícias Kompas.com. Este portal disponibiliza notícias mais rápidas, em tempo real e variadas.

Os leitores do Compass, que antes precisavam comprar jornais, agora podem acessar informações pela internet. O conteúdo de notícias exibido torna-se mais diversificado para atingir um mercado mais amplo. Além do portal de notícias, a Kompas também disponibiliza uma versão digital do jornal Kompas na forma do jornal Kompas. Isso permite que os assinantes diários do jornal Kompas ainda possam acessar as notícias por meio de laptops, smartphones, tablets e outros gadgets.

Leave a Response