Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Biblioteconomia e Documentação

Construção de Linguagens Documentarias em Sistemas de Recuperação da Informação

37views

A Construção de Linguagens Documentarias em Sistemas de Recuperação da Informação: A importância da garantia do usuário.

Autores : Dalgiza Andrade Oliveira e Ronaldo Ferreira de Araujo

Resumo

Os autores abordam sobre as linguagens documentàrias , sistemas de recuperação da informação  e  sobre a importância da garantia dos usuários.

Afirmam que os sistemas de recuperação da informação tiveram seu crescimento associado ao grande aumento de documentos em ocasião da Segunda Guerra Mundial. Leia também :Empreendedrismo no Ramo da Bibioteconomia e Documentação

Os sistemas de informação buscam a realização de processos de comunicação enquanto que os sistemas de recuperação da informação visam dar acesso às informações nelas registadas. Os  autores  citam Lopes ( 2002,p. 60)  dizendo  que os sistemas de recuperação de informação possibilitam o planejamento de estratégias de busca com maior nível de complexidade envolvendo vários conceitos na mesma estratégia.

  • Permitem a utilização de busca de palavras dos títulos e resumos dos documentos isto termos da linguagem natural;
  • Buscam  os termos específicos de linguagens controladas, nos campos de descritor.
  • Buscam por autores, por ano de publicação , por títulos de periódicos, por classificação;
  • Buscam conceitos compostos ou simples;
  • Organizam e viabilizam o acesso aos itens de informação a partir do desempenho das tarefas de representações das informações contidas nos documentos . Tal processo se materializa por meio da indexação e descrição desses documentos, armazenamento da gestão física e logica bem como de suas representações  e também pela recuperação das informações representadas e armazenadas  com finalidade de atender as necessidades dos usuàrios.

Linguagens Documentàrias

Têm como como propósito apresentar –se como forma de organização da informação , articular temas , subtemas e termos  orientados par dar conta dos conjuntos de documentários bem como  a transferência   da informação  para determinados usuários .

Tesauros

Os autores conceituam tesauros como sendo uma linguagem de documentação com a característica especifica de possuir relações de termos que o compõem .Os tesauros tiveram seu uso acentuado a partir do desenvolvimento da Ciência da Tecnologia . A crescente necessidade de obterem-se instrumentos para facilitar a recuperação da informação de maneira mais especifica foi um  factor determinante na ampliação do uso dos tesauros . Os tesauros passaram a ser adoptados em outros campos do saber.

Dando continuidade ao tesauro a Ciência da Informação  passou a utilizar o termo tesauro a partir da década de 1940;  sua aplicalidade se deu  no processo de recuperação da informação funcionando  como um instrumento capaz de transportar conceitos e suas relações mutuas tal como expressos na linguagens de documentos , em língua regular, com controle de sinónimos e estruturas sintácticas simplificadas.

No que diz respeito ao estudo dos tesauros é relevante destacar que também se vincula-se as contribuições da terminologia, da linguística, da filosofia, da lógica, da tradução , da anàlise sistémica , da normalização , dos sistemas de classificação etc.

Dentre as funções do tesauros destacam –se o controle de sinónimos e quase sinónimos e a distinção de homógrafos . O tesauro possibilita a facilidade na condução da busca por intermédio  dos termos relacionados  e das referências cruzadas de maneira a permitir uma consonância melhor da indexação e do transporte da linguagem de busca para a linguagem de indexação .

Tesauros e a garantia do usuário

Segundo os autores no processo de construção do tesauro deve se destacam a garantia literária , estrutural e garantia do usuário pois ele é o benificiário da recuperação da informação.

Na garantia literária os usuários devem ter acessos aos documentos por eles solicitados. A garantia do usuário está relacionada com o princípio de que os termos seleccionados para o tesauro precisam estar de acordo com aqueles utilizados na tarefa de recuperação de informação. No processo de elaboração das linguagens documentarias os indexadores devem garantir que o usuário  consiga recuperar a informação .  Por último a garantia cultural é o sistema de organização ou representação do conhecimento, pode ser apropriado e útil para os indivíduos em alguma cultura se for baseado nas suposições, valores e predisposições.

Leave a Response