Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Historia

Consequências da revolução Russa de 1917

96views

Os bolcheviques ao tomar o poder, fizeram inúmeras reformas, entretanto, o sistema adotado pela revolução não apresentou bons resultados. A fome e a miséria continuavam atormentando a população russa. Já, os contrarrevolucionários continuaram tentando retornar ao poder auxiliados pelas potências europeias, que tentavam desestabilizar o regime comunista, uma vez que este era uma ameaça para o capitalismo.

A ameaça de uma vitória dos contrarrevolucionários leva o governo a tomar medidas para reduzir a fome e modernizar o país. A indústria recebe estímulos para aumentar a produção, com a adoção de métodos de racionalização do trabalho. O Estado confisca o trigo e torna sua produção monopólio estatal. A terra dos médios proprietários rurais é dividida e os camponeses pobres estabelecem governos locais para reunir o trigo excedente e administrar sua circulação e consumo. Porém, os trabalhadores e soldados desanimados diante das dificuldades a população descontente com os problemas de produção e abastecimento, os operários insurgindo contra o governo e outras rebeliões internas, fizeram com que Lenine, em 1921, com a Revolução consolidada, instituísse a NEP (Nova Política Econômica), uma volta ao capitalismo de Estado, como solução para vencer o impasse econômico. E diz a famosa frase: “É preciso dar dois passos para trás para depois voltar a avançar”.

O objetivo era planejar a economia e a sociedade. Logo é permitida a criação de empresas privadas, como a manufatura e o comércio em pequena escala. A liberdade salarial e a de comércio exterior são retomadas sob a supervisão do Estado. Os camponeses são obrigados a pagar taxas, em espécie, e são autorizados os empréstimos externos, como os negociados com a Inglaterra e a Alemanha. Em 1924 foi criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) com a adoção de nova Constituição. A criação de uma União é a fórmula encontrada pelos bolcheviques para conseguir manter unidos nacionalidades, etnias e territórios que pouco tem em comum. O poder é mantido por alguns líderes do Comitê Central por intermédio do Partido Comunista.

Leave a Response