Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biblioteconomia e Documentação

Conceito, objetivos e tipos de Linguagens Documentárias

Conceito, objetivos e tipos de Linguagens Documentárias
49views

São linguagens construídas que podem representar de maneira sintética as informações contidas nos textos tornando possível a comunicação entre usuários e sistemas.

– São linguagens construídas para a indexação, armazenamento e recuperação da informação atreves dos símbolos destinados a traduzir os conteúdos do sistema de informação. As linguagens documentarias nos ajudam a sintetizar o conteúdo para poder facilitar a recuperação da informação .

-Linguagens Documentárias são  instrumentos por meio dos quais se realiza a mediação entre sistemas ou conjuntos informacionais e usuários.

-São sistemas instituídos que visam facilitar a comunicação – devem tornar possível a comunicação usuário-sistema.

O Papel das Linguagens Documentarias  é representar a informação de forma padronizada. A linguagem documentaria é universal.

NB: A Operação de tradução de textos em linguagem natural (LN), ou seja a linguagem dos homens par as LD denomina-se indexação .

Os problemas da linguagem natural são : Empregar-se vários nomes para designar um mesmo documento; utilizar –se um mesmo nome para designar objectos diferentes. Esta plurivocidade torna a LN impropria para a formulação unívoca de um conhecimento científico.

Objectivo das Linguagens Documentárias

– tem como objectivo assegurar a organização e a transferência da informação com base da criação de códigos de classificação bibliográfica , tesauros, índices de sistemas de informação , resumos, abstractas, produtos documentários e que poem ser considerados modelos de representação das mais diversas realidades.

Tipos de Linguagens Documentárias

Sob o ponto de vista de sua concepção temos:

Sistemas de Classificação bibliográficas- que são linguagens simbólicas e de natureza enciclopédica e visam cobrir todo o aspecto do conhecimento, neste tipo de linguagens documentarias (LD’s ) os assuntos são representados por códigos ou símbolos, são mais utilizados na coordenação e localização física dos documentos em ordem de classe de assunto. Classificação Decimal de Dewey (CDD) ,  Classificação Decimal Universal (CDU ) LC Library. of Congress (LC).

Referência bibliográfica

CINTRA et al. Para Entender As Linguagens Documentárias.2ªed, 2002, p.87.

Para obter mais conhecimento acesse o nosso site: Leiaeprenda.com

Leave a Response