Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Geografia

Conceito de Turismo e sua Tipologia

322views

Conceito

Turismo é um conjunto de atividades profissionais relacionadas com o transporte, alojamento, alimentação, recreio, lazer, viagens.

Actividades turísticas são actividades comerciais que concorrem para o fornecimento e prestação de alojamento, de restauração e/ ou satisfação das necessidades das pessoas que viajam para o seu próprio lazer, por motivos profissionais ou outros. Turista é a pessoa que passa, pelo menos, uma noite, num local que não seja a sua residência habitual e cuja deslocação não seja para fins de emprego ou actividade remunerada no local visitado.

Tipos de turismo

Tipos de turismo (cultural, desportivo, recreativo, literário, religioso, Ecoturismo).

Turismo cultural

Este tipo de turismo compõe-se de um público bem específico. O termo cultura é mais abrangente, porém se refere aos estilos de vida, a valorização do património artístico como cinemas, templos, fortalezas, feiras, arenas, antigas cidades e vilas, museus, praças e locais onde são organizados grandes festivais culturais. Por exemplo: A Fortaleza de Maputo, Ilha de Moçambique, Baía das Gatas em Cabo Verde.

Turismo desportivo

Acontece em locais organizados para grandes eventos com as manifestações desportivas, no entanto é notável nas grandes movimentações de pessoas nos jogos olímpicos, campeonatos mundiais, continentais e em cada país assim como nas caças desportivas, pesca desportiva.

Turismo recreativo

É praticado em locais de lazeres, sobretudo nas praias, ilhas exóticas, nos parques e reservas, nas barragens em vista a desfrutar de belas paisagens naturais pelas viagens por simples prazer, espírito de imitação e mistura de ambientes.

Turismo literário

Trata-se de um turismo em que o turista procura um contacto directo com o autor de uma determinada obra literária, por questão de reconhecimento. Alguns o fazem pela simples observação do local, antes visto em filmes, jornais, revistas, internet ou mesmo em novelas. Os turistas literários, muitas das vezes, visitam esses locais, porque inspiraram muitos autores para produção de certas obras literárias.

Turismo religioso

Trata-se de um turismo organizado de forma individual ou colectiva, em romarias, penitências, castidades, peregrinações movido por cumprimento de certas confissões, dogmas, pactos, arrependimento, promessas, votos e/ou fidelidade, sobretudo em locais sagrados e santuários. Por exemplo: Peregrinação à Fátima (Portugal), à Lourdes (França), à Meca, à Namaacha, à Jerusalém.

Turismo ambiental ou ecoturismo

Este turismo é considerado ecológico ou ecoturismo, este envolve viagens para lugares naturais pois promove o contacto directo com a Natureza e a promoção de bem-estar das comunidades locais.

A distribuição dos centros turísticos do Mundo

De uma forma geral os principais centros turísticos são: Europa Ocidental, Bacia Mediterrânea, EUA, Canadá, México, Caraíbas, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Sudeste asiático, as ilhas de Pacífico Ocidental, lugares histórico-culturais (Pirâmides do Egipto) e centros religiosos (Meca, Vaticano, Jerusalém). De referir que o hemisfério Norte domina largamente o turismo no Mundo.

Os EUA, Japão, França, Alemanha, Inglaterra, e Itália são os maiores emissores e receptores de turistas. A Espanha, Indonésia, Brasil, Hong Kong (China) são os maiores receptores.

Leave a Response