
Geografia é:
• A ciência que estuda a Terra e as relações entre a natureza e o Homem (a sociedade para compreender como os fenómenos fisicos, biológicos e humanos variam no espaço.
O estudo dos fenómenos físicos, biológicos e humanos localizados na superfície da Terra e, principalmente, o estudo da sua distribuição e das suas relações reciprocas. Uma ciência que tem como objecto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas..O estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenómenos geográficos, frutos da relação reciproca entre o Homem e o meio ambiente.
A ciência que estuda a distribuição dos fenómenos físicos, biológicos e humanos pela superfície da Terra, as causas dessa distribuição e as relações locais desses fenómenos.
Portanto a Geografia é a ciência que estuda a distribuição dos fenómenos físicos e humanos na superfície da Terra, bem como as relações recíprocas entre estes. A Geografia concentra o seu estudo na localização, na descrição e na explicação das caraterísticas e dos fenómenos naturais e humanos nas paisagens terrestres.
Divisões da Geografia
O objecto de estudo da Geografia é a distribuição dos fenómenos físicos na superfície da Terra e a distribuição dos fenómenos humanos.
Divisões da Geografia
Sendo objecto de estudo da Geografia as relações que se estabelecem entre o Homem e a Natureza, a Geografia estuda dois grupos de factores que são: físicos ou naturais e humanos, resultando daí a sua divisão em dois ramos, que são: a Geografia Física e a Geografia Humana ou Económica, uma vez que as actividades económicas, como a agricultura, são desenvolvidas pelo Homem.
«A Geografia Física e Económica estão interligadas, ou influenciam-se mutuamente. Por exemplo, o Homem para desenvolver a actividade agrícola, procura lugares que apresentam condições favoráveis em termos climáticos, solos e água. A pesca só se desenvolve ao longo dos recursos hídricos».
Referencia Bibliografica
NHAMBIRE, E. Elisa. Geografia 8.ª Classe . 2ª edição. Texto editores, Lda, 2008, p.127.