Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Teorias de Comunicação

Comunicação de Massa – Desenvolvimento – Mídia – Suas características

Comunicação de Massa – Desenvolvimento – Mídia – Suas características
57views

A comunicação de massa é uma forma de comunicação que utiliza canais de mídia impressos, eletrônicos e online, esses meios são muito úteis no processo de comunicação entre o comunicador e o comunicante. Aprender sobre comunicação de massa é interminável porque nós mesmos também a aplicamos diretamente em nossas próprias vidas. Muitos estudos são discutidos em comunicação de massa, como um ramo dos estudos de comunicação, a comunicação de massa é um dos mais discutidos devido ao seu papel muito importante nesta era moderna.  Leia mais em:Fundamentos do Jornalismo: Definição, Tipos, Técnicas, Códigos de Ética

Na vida cotidiana, os seres humanos precisam de um meio para trocar informações. Este método é conhecido como comunicação. Por meio da comunicação, uma pessoa pode divulgar uma notícia, trocar informações, apresentar uma ideia ou ideias ou socializar com outras pessoas. A comunicação pode ocorrer entre uma pessoa com outra pessoa, comunicação entre duas ou mais pessoas, alguém para uma organização ou comunidade, até mesmo comunicação direcionada diretamente para a comunidade mais ampla. Os tipos de comunicação são muito diversos. A comunicação não é feita apenas cara a cara, mas agora pode ser feita por meio de mídia digital ou online. A comunicação pode ser feita por intermédio de palavras e frases, símbolos, sinais e comportamento. Saiba mais em:Conceito e Funções do Gerenciamento de Mídia de Massa

ENTENDENDO AS COMUNICAÇÕES DE MASSA

A comunicação de massa ( comunicação de massa ) também pode ser chamada de comunicação de mídia de massa (comunicação de mídia de massa ). Portanto, comunicação de massa significa claramente uma forma de comunicar ou entregar informações através dos meios de comunicação de massa ( comunicar com a mídia ). A marca registrada da comunicação de massa é o tipo de comunicação dirigida ao público ou à comunidade em geral por meio de intermediários de mídia de massa. Se você ouvir a palavra massa, poderá interpretá-la em termos do plural, maciço, e em quantidades muito grandes. A definição mais comum de comunicação de massa é a mesma forma de entregar mensagens, para um grande número de pessoas, e ao mesmo tempo através dos meios de comunicação de massa. A comunicação de massa pode ser feita por meio de todos os meios de comunicação de massa existentes, ou seja, mídia impressa, mídia eletrônica e mídia online. Não há restrições de mídia no uso de comunicação de massa. Saiba mais em : Fundamentos do Jornalismo: Definição, Tipos, Técnicas, Códigos de Ética

Desenvolvimento da Comunicação de Massa

Tal como acontece com os Estudos de Comunicação, o desenvolvimento da Comunicação de Massa segue o desenvolvimento da vida humana. Como sabemos, a comunicação e a vida humana são duas faces de uma mesma moeda, contíguas e inseparáveis. Portanto, seu desenvolvimento acompanha o desenvolvimento humano.

Reino do Egito em 1705-1367
Foi durante a época do imperador Amenhotep III que pela primeira vez a comunicação de massa foi usada. Naquela época, o imperador Amenhotep III enviou centenas de repórteres para enviar notícias a todos os funcionários do Egito. O incidente foi considerado o embrião do jornalismo. Leia também:

1609 Primeiro Jornal
O desenvolvimento da comunicação de massa continua no próximo estágio junto com a necessidade humana de informação de massa. Neste período, pela primeira vez, um jornal alemão, Avisa Relation Order Zeitung, foi publicado. A publicação da revista serve para atender às necessidades de informação da comunidade regularmente todas as semanas. Este período tornou-se um marco importante no desenvolvimento do estudo da comunicação de massa. Leia também:

1702, nascimento de um jornal diário
1702 tornou-se uma nota importante no desenvolvimento da comunicação de massa. Nesse período nasceu o lendário diário em Londres, Inglaterra Daily Courant , que rotineiramente divulga informações em inglês todos os dias.

Leia também: Teoria do Agenda Setting na Comunicação

Comunicação de massa na era moderna
Após o sucesso do Daily Courant na Inglaterra, o desenvolvimento da comunicação de massa foi imparável e se espalhou por todo o país. Os jornais tornaram-se meios de comunicação de massa muito bem-sucedidos. Mesmo seu crescimento está crescendo muito rapidamente, onde agora não apenas jornais, mas vários meios de comunicação de massa modernos estão surgindo. Após a era da mídia impressa na forma de jornais, o rádio se tornou a próxima beleza com um alcance mais amplo e fácil. A próxima era da comunicação de massa é a era digital.

Leia também:Marketing em tempos de Pandemia (COVID-19)

A era digital é marcada pelo nascimento da televisão capaz de fornecer informações por meio de espetáculos visuais. Após o advento da televisão, agora seu desenvolvimento é muito mais rápido com o nascimento da internet. A existência da internet permite obter diversas informações de várias partes do mundo de forma muito fácil e aberta. (Leia também:Gestão de Relações Públicas – Teoria e Processo )

Meios de comunicação de massa

Mídia impressa
A mídia impressa é o primeiro tipo de mídia de comunicação de massa e ainda existe até agora. Geralmente conhecemos dois tipos de mídia impressa, ou seja, jornais ou jornais e revistas. Os jornais são meios de comunicação que têm uma função principal, a saber:

Informar o leitor objetivamente sobre o que acontece com uma comunidade, país e mundo. )
Comente a notícia desenvolvendo-a no foco dos news studies.
Fornece informações necessárias para os leitores por meio de anúncios.
Além de ter uma função principal, os jornais também têm uma função secundária, a saber:

Divulgue as notícias sobre o ambiente da comunidade para ajudar em determinadas condições.
Fornecer entretenimento para os leitores por meio de conteúdo divertido, como histórias humorísticas, histórias em quadrinhos, contos, etc.
Torne-se um agente de informação para os leitores e também de luta por direitos.
Enquanto isso, de acordo com Dominic, existem cinco classificações de revistas, a saber:

  • Revista geral.
  • Revista de negócios.
  • Revista de notícias.
  • Revistas literárias e artigos científicos.
  • Revista de relações públicas (Humas).
    Em seguida, a própria função da revista é ajustada aos seus objetivos mais específicos. Apresentado com visual mais atraente e classificado em determinado foco de acordo com a solicitação do leitor. Essa é a diferença entre jornais e revistas. Onde os jornais têm uma discussão mais geral. (Leia também: 10 importância do Marketing )

Mídia eletrônica
A mídia eletrônica é um meio de comunicação de massa que tem um papel muito importante em seu desenvolvimento. A mídia eletrônica é a mídia de massa que usa a eletricidade como energia para executá-la (eletrônica). Claro que já sabemos que está incluído em meio eletrônico, a saber:

Rádio
O rádio é a primeira e mais antiga mídia eletrônica do mundo. O rádio tem a vantagem de ser muito flexível de usar. o rádio pode estar em qualquer lugar em casa, escritório, carro, cama e assim por diante. Portanto, o rádio em seu tempo tornou-se uma tendência e um fenômeno extraordinário. Vários tipos de emissoras de rádio foram criadas em vários cantos do mundo para atender às necessidades de informação de seus usuários. Não só isso, em seu tempo o rádio também era um meio de entretenimento para ser excelente.

Televisão
o nascimento da televisão na década seguinte fez uma mudança significativa no uso da mídia eletrônica. O nascimento da televisão fez o rádio afundar e começou a ser abandonado. A vantagem da televisão sobre o rádio é que a televisão não só é capaz de exibir som (áudio), mas também é capaz de exibir imagens em movimento (vídeo). Até agora, a televisão ainda é a beldade dos meios de comunicação de massa em todo o mundo.

Mídia digital
O desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação na vida humana também afeta o desenvolvimento dos estudos de comunicação de massa. Nesta Era Digital, a comunicação em massa tornou-se muito fácil com o nascimento da Internet. Com a internet, ficou muito fácil obter informações de várias partes do mundo.

Além disso, a mudança no uso de mídia eletrônica para mídia digital está se movendo muito rapidamente. Quase todo mundo agora conhece a internet. Várias facilidades na internet também são muito favoráveis ​​ao desenvolvimento de uma comunicação de massa mais fácil. Como o nascimento de mídias sociais como o Facebook e o Twitter, que facilitam a conexão com outras pessoas.

Não só isso, agora o uso de jornais convencionais está sendo abandonado lentamente. Agora, vários sites de notícias on-line estão surgindo e são muito mais fáceis e rápidos de acessar sem um determinado limite de tempo. Prevê-se que nos próximos anos a mídia digital será capaz de subverter o domínio da mídia eletrônica. (Leia também: Conceito e Funções do Gerenciamento de Mídia de Massa)

De acordo com Defelur e Denis , existem sete componentes na comunicação de massa, incluindo;

Comunicadores, aqueles que entregam mensagens ao público em geral.
Mensagem, Conteúdo feito a partir da perspectiva dos meios de comunicação de massa do criador de um determinado problema ou questão. (Leia também: O QUE É MÍDIA PROGRAMÁTICA E COMO USAR PARA SUA EMPRESA )
Mídia, Canais de natureza física, como mídia impressa e mídia eletrônica.
Comunhão, uma coleção de indivíduos que recebem mensagens dos meios de comunicação de massa.
Gatekeeper, as autoridades escolhem a mensagem a ser transmitida ao comunicante ou não.
Distúrbios, Restrições na comunicação de massa, tanto técnica quanto não-tecnicamente.
Reciprocidade, resposta pública na forma de significado público de uma mensagem entregue a ele.

CARACTERÍSTICAS DAS COMUNICAÇÕES DE MASSA
A comunicação de massa tem várias características. As características da comunicação de massa podem ser divididas em 4 sinais principais de comunicação de massa. Os quatro principais indícios das características da comunicação de massa foram veiculados pelo especialista Suprapto. As características segundo Suprapto, 2006: 13 sobre os quatro signos principais são as seguintes:

1. A comunicação de massa tem natureza comunicativa
Isso porque o alvo da comunicação de massa é uma comunidade relativamente grande e de natureza heterogênea e anônima. Esta sociedade não pode ser medida por quantas pessoas existem, qual é sua formação educacional, idade, religião, etnia, ocupação e assim por diante. O que pode fazer todas essas diferenças se fundirem são os mesmos interesses e interesses comuns.

2. A comunicação de massa tem uma natureza rápida e simultânea
Transmitir a mensagem simultaneamente é feito simultaneamente pelo comunicador ao comunicante que tem uma grande quantidade. Se entregues simultaneamente, a atenção do comunicador se concentrará na mensagem transmitida pelo comunicador. A natureza da entrega rápida de mensagens permitirá que a mensagem seja transmitida em um tempo relativamente curto.

3. A comunicação de massa tem caráter público
É claro que a mensagem a ser transmitida é dirigida à comunidade em geral, não a determinados grupos. Portanto, o conteúdo da mensagem entregue deve ser mais geral. Porque inclui um ambiente geral e universal.

4. Comunicadores coordenados
Como a mídia de massa é uma instituição organizacional, a comunicação de massa deve ter comunicadores bem organizados e profissionais, como jornalistas, diretores, locutores ou apresentadores, e assim por diante. A mensagem a transmitir é fruto de um trabalho de equipa, pelo que o sucesso de uma comunicação de massa depende também de vários fatores dentro da organização dos meios de comunicação de massa.

Além dos quatro signos principais, a comunicação de massa tem as características do conceito clássico de comunicação de massa. Esses conceitos são voltados para a comunidade mais ampla, que é heterogênea, dispersa e não se limita a fronteiras geográficas e culturais. Outras características do conceito clássico são de natureza geral, como entregar mensagens rapidamente e atingir muitas pessoas em pouco tempo, entrega de mensagem unidirecional, atividades de comunicação realizadas de forma planejada e conceitual, a comunicação é feita periodicamente ou periodicamente, e a mensagem entregue cobre todos os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.

EFEITOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
A comunicação de massa tem diversos efeitos que podem afetar os indivíduos, a sociedade e até a cultura. Os efeitos de acordo com Steven A. Chafee são os seguintes:

1. Efeitos em indivíduos
A comunicação de massa pode ter um efeito econômico sobre cada indivíduo. Isso se reflete nos serviços de vagas fornecidos pela indústria de mídia de massa. O segundo efeito é o efeito nos hábitos diários. Todas as manhãs as pessoas terão o hábito de ler primeiro as notícias antes de iniciar uma atividade. O terceiro efeito é o entretenimento, a mídia de massa pode ser um meio de ‘fuga’ da fadiga e do estresse. Isso pode ser feito por meio de vários aplicativos on-line de mídia social.

2. Efeitos na sociedade
Este efeito está intimamente relacionado ao personagem possuído por alguém. A sociedade julgará com base na natureza, interação e modo de pensar de alguém de acordo com o que é mostrado pela mídia. Os meios de comunicação de massa ‘convidarão’ indiretamente o público a fazer a mesma avaliação a alguém com base na avaliação dos próprios meios de comunicação de massa.

3. Efeitos na cultura
Muitas vezes, as coisas exibidas na mídia, tanto na mídia impressa quanto na mídia eletrônica e na mídia digital, serão diferentes para cada cultura adotada por cada região. Por exemplo, sobre como se vestir. O estilo de vestir em cada país é certamente diferente, mas quando a mídia de massa o veicula, isso afeta os gostos da moda em outras regiões.

Além de Chafee, uma das figuras chamada Effendi também apontou os efeitos da comunicação de massa. Os efeitos de acordo com Onong Uchyana Effendi (2006) são:

1. Efeitos Cognitivos
Este efeito é informativo. Por exemplo, é como alguém obtém informações ou uma foto da mídia sobre um lugar que nunca foi visitado.

2. Efeitos Conativos
Esse efeito resulta em ações tomadas diariamente por alguém após receber informações dos meios de comunicação de massa. Por exemplo, uma dona de casa que se inspirou para abrir um negócio de artesanato em casa depois de ver uma oficina de artesanato pela mídia.

3. Efeitos Afetivos
Este efeito é mais sobre os sentimentos ou fatores psicológicos. Por exemplo, depois de obter informações através dos meios de comunicação de massa, alguém fica feliz, zangado, triste, compassivo, tocado, feliz, ressentido e assim por diante, de acordo com as informações relatadas.

Função de Comunicação de Massa

Lasswell (1948) propôs três funções de comunicação de massa, a saber:

  • Função de controle social.
  • Função de Socialização.
  • Função de correlação social.
    Enquanto isso Mc Quail (1987) sugeriu duas categorias de funções de comunicação de massa, a saber:

Efeitos da comunicação de massa

O efeito da comunicação de massa faz parte do impacto das mensagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa que está relacionado ao comportamento humano após o recebimento da mensagem. O efeito recebido por cada indivíduo certamente não é o mesmo. segundo Efendi (2006), os efeitos da comunicação de massa incluem:

Cognitivo
Afetivo na forma de sentimentos e emoções.
Forma comportamental de comportamento.

Benefícios de aprender comunicação de massa

Estudar comunicação de massa traz muitos benefícios para nós. Onde a mídia de massa tem um papel muito grande na vida humana. A mídia de massa torna-se uma ponte de comunicação para se conectar com informações mais amplas. Onde o líder revolucionário chinês Mao Ze Dong disse uma vez “se queremos dominar o mundo, devemos dominar a mídia”.

Seria muito benéfico estudar a comunicação de massa a partir dessas palavras. Na verdade, ao estudar a comunicação de massa, nos tornamos indivíduos mais estáveis ​​diante da turbulência da informação pública. Hoje em dia, a informação pública muitas vezes leva ao acoplamento de opiniões que levam a coisas negativas. Portanto, ao estudar a comunicação de massa nos tornaremos indivíduos inteligentes e críticos na resposta às diversas informações públicas existentes.

Leave a Response